Saiba como amamentar de forma confortável

Imagem: Freepik
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Print
amamentacao_freepik

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a amamentação seja exclusiva nos primeiros seis meses de vida da criança e, depois disso, intercalada com alimentos sólidos até os 2 anos de idade. No entanto, de acordo com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) apenas 39% das mães brasileiras amamentam seus bebês de forma exclusiva até os seis meses.

De acordo com Anna Lygia Barbosa Lunardi, supervisora de estágio em fisioterapia da área de saúde da mulher do Unimetrocamp, o conforto durante a amamentação é fundamental para que as mães consigam seguir as orientações de amamentação e garantir a saúde do bebê. “É muito importante que a mãe se sinta confortável e segura durante a amamentação. Esse é um fator que incentiva a prática e encoraja a mulher”, afirma.

Veja algumas dicas de como criar o ambiente propício para amamentar:

Escolha um ambiente tranquilo

Não é necessário ter um local fixo para a amamentação. O importante é que seja um ambiente calmo, bem iluminado e que traga conforto. O ideal é que a mãe já mantenha por perto todos os objetos que for precisar, como celular, por exemplo.

Mantenha uma boa postura

Seja no sofá, cadeira ou poltrona, a mãe precisa estar confortável e com a postura adequada para evitar dores ao longo do dia. O ideal é manter os pés apoiados no chão, costas apoiadas no assento, joelho a 90º e quadril flexionado a aproximadamente 100º.

Utilize recursos de suporte

A almofada de amamentação ou travesseiro são importantes para manter o braço e o cotovelo apoiados, distribuindo o peso do bebê, sem precisar forçar o ombro ou tensionar a musculatura. Lembrando que a cabeça da criança deve ficar no braço e o corpinho, encostado na mãe.

Faça alongamentos e exercícios físicos

Durante a amamentação as mães ficam por muito tempo em uma mesma posição. Por isso, é importante realizar alongamentos durante o dia. Movimentos circulares com o pescoço e ombro, sequência de alongamentos para a coluna, braços e mãos são os mais indicados para que a mãe consiga relaxar a musculatura. Além disso, caminhadas ou exercícios com elevação de tornozelos contribuem para melhorar a circulação e desinchar o corpo.

 

Artigos relacionados