Menino Maluquinho e Chico e Suas Marias falam sobre alimentação saudável em 2ª cartilha

Projeto da ONG Nosso Olhar contará com nove histórias, todas abordando a inclusão e o respeito às diferenças
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Print
Imagem: divulgação
Imagem: divulgação
Chico, um menino com síndrome de Down, e suas irmãs, Maria Clara e Maria Antônia, entraram para a turma do Menino Maluquinho em março, mês em que foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Agora, acabam de ganhar sua segunda aventura na cartilha “A Imaginação de Cada Um”, escrita por Manuel Filho, com ilustrações de Ziraldo. Desta vez, a galerinha realizará um delicioso piquenique com uma variedade interessante de alimentos, com guloseimas, bolos e frutas. A brincadeira se transformará em um bate-papo muito interessante e divertido sobre alimentação saudável.

 

O projeto é uma parceria da Ziraldo Artes Produções com a ONG Nosso Olhar, fundada por Thaissa Alvarenga. “Cada cartilha vai trazer um assunto importante, como alimentação saudável, prática de esportes, diversidade, entre outros. É nossa contribuição para espalhar informação de qualidade e reflexões necessárias para a sociedade. Acreditamos que trabalhar em rede é a melhor maneira de promover a inclusão”, afirma Thaissa.

 

É a primeira vez que uma criança com síndrome de Down entra para a turma do Menino Maluquinho, o icônico personagem de Ziraldo que completou 40 anos e já teve 129 edições espalhadas por mais de 10 países. Esse encontro é importante porque promove o conhecimento de maneira leve e lúdica, levando informação às escolas, às famílias e à sociedade sobre um tema fundamental, que é o respeito às diferenças e a inclusão da pessoa com deficiência.

 

Ao longo das histórias vemos Chico e suas irmãs, Maria Clara e Maria Antônia, participar das brincadeiras e expressar suas opiniões, com suas particularidades e personalidades. Ao lado de seus novos amigos eles esbanjam sorrisos, se divertem e ensinam que ser diferente é o que nos torna únicos.

 

Serão distribuídas aproximadamente 270 mil cartilhas – 30 mil unidades de cada uma das nove edições, por todo o País, até o fim deste ano, disponíveis também em versão digital na plataforma ISSUU. As cartilhas que unem uma turma tão marcante estão sendo lidas dentro e fora do Brasil. Quase 4 mil pessoas já acessaram o conteúdo pela plataforma: 3,6 mil no País, os demais vieram de países como Estados Unidos e Canadá. Nesta edição o projeto conta com o patrocínio da Faber Castell e da Uniagro.

 

Além disso, podem ser encontradas em diversos pontos, além da disponibilidade da versão digital. As cartilhas no formato impresso foram enviadas para a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro e estão disponíveis na Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, no Instituto Jô Clemente, entre outros locais (ver quadro abaixo). Várias escolas já estão aguardando a liberação dos protocolos de segurança para receber as cartilhas impressas. “A meta é fazer com que as escolas tenham as cartilhas, para que o conteúdo possa ser usado em sala de aula. Isso, por enquanto, não está acontecendo em razão da pandemia, que limita nossas ações”, afirma Thaissa Alvarenga.

 

As edições estão disponíveis também na sede da ONG Nosso Olhar, o Espaço Rede T21, que fica na Rua Éden, 352 – Morumbi, zona sul de São Paulo.

 

Pontos de distribuição:
E-book: https://issuu.com/ongnossoolhar
Espaço Rede T21: https://nossoolhar.org/espaco-redet21/
Instituto Jô Clemente: https://lojavirtual.ijc.org.br/
Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down: https://federacaodown.org.br/
Gerando Falcões: https://gerandofalcoes.com/
Ong Orienta Vida: https://orientavida.org.br/br/home
Clube Hebraica: https://ahebraica.org.br
Lojas Sweetie: https://www.planetasweetie.com.br/

Artigos relacionados

Assine nossa newsletter


Siga-nos

Publicidade

Mais lidos