Os apartamentos estão com quartos cada vez menores. Por isso, saber como aproveitar os espaços é fundamental na hora de montar o quarto das crianças.
“Nos últimos tempos, as tendências de apartamentos têm mudado muito para os brasileiros. Uma dessas tendências que está em alta é o microapartamento – ou apartamentos mais compactos. Para pensar na decoração de um apartamento ou cômodo mais compacto, é importante levar em consideração a necessidade de valorizar e aproveitar o espaço”, explica a arquiteta Renata Assarito.
Para ajudar na tarefa de montar o quarto das crianças, o iMom contou com as dicas das arquitetas Renata Assarito e Camila Marinho, do Studio M&A Arquitetura.
Confira os 5 passos para mobiliar um quarto infantil compacto:
Funcionalidade do espaço: o primeiro passo na hora de montar um quarto compacto é definir quais serão as funcionalidades do espaço (ex. quarto de visitas ou home office). Dessa forma é possível fazer um estudo de layout, listando todos os móveis essenciais para o espaço.
Escolha dos móveis: quando os espaços são reduzidos é fundamental escolher móveis com tamanhos compatíveis e, se possível, com mais de uma função.
Disposição dos móveis: o segredo é deixar um espaço de circulação no meio do quarto para dar a sensação de amplitude. Uma opção é deixar todos os objetos e móveis grandes encostados na parede e em um cantinho que não atrapalhe a circulação, chamado de perímetro das paredes.
Segurança: quando o assunto é quarto de criança, a segurança é fundamental. Além da rede, é importante não colocar móveis perto da janela para evitar que a criança se pendure.
Escolha das cores: uma paleta de cores mais neutras e claras proporciona sensação de amplitude.