Campanha convida mães e pais a valorizarem potencialidade de filhos em suas carreiras

A estratégia é incentivar as empresas a desenvolverem programas de parentalidade corporativos
Facebook
WhatsApp
Pinterest
Email
Print
Filhos no Currículo
Imagem: divulgação

As redes sociais estão sendo impactadas por centenas de mensagens inspiradoras de pais e mães colocando seus filhos no currículo. A ação faz parte de uma campanha de conscientização idealizada pela Filhos no Currículo, uma consultoria de impacto focada na criação de ambientes family friendly dentro das organizações. A campanha já conta com mais de 20 organizações que se comprometeram a amplificar a mensagem internamente

A estratégia é incentivar as empresas a incluírem programas de parentalidade corporativos para sustentar a pauta a partir de treinamentos, jornadas digitais, informação e acolhimento para pais, mães, lideranças e gestores de diversidade.

“Filhos são potência na vida. Segundo pesquisa conduzida pela Filhos no Currículo em parceria com o Movimento Mulher 360 no início da pandemia, 98% dos pais e mães que trabalham percebem habilidades sendo desenvolvidas no exercício diário da criação: paciência, resiliência, criatividade, empatia e liderança estão na lista. A campanha faz parte de uma temática que deve ser contínua e sustentada nos demais meses do ano. O foco é desconstruir os vieses associados ao tema de ‘filhos’ e ‘carreira’ no mercado de trabalho, mudar estigmas de gênero e fortalecer uma visão positiva de carreira e parentalidade”, afirma Camila Antunes, co-fundadora da Filhos no Currículo.

“Levar essa discussão para uma rede social corporativa, sobretudo o LinkedIn, é derrubar alguns desses muros na prática”, completa Camila.

Como funciona a campanha

O convite é para que as pessoas repostem a imagem da campanha com uma reflexão acerca das potências que os filhos agregam na carreira, desafiando a sua rede a embarcar na causa. No site oficial estão disponíveis templates que servem para diferentes públicos: pais/mães; madrastas/padrastos; e apoiadores da causa que não possuem filhos, entre outros.

Para além do engajamento na campanha, a consultoria defende outras formas de ‘colocar os filhos no currículo’, tais como: sinalizar no histórico profissional eventuais licenças ou pausas na carreira para dedicação aos filhos – períodos que, de acordo com Camila, não representam lacunas na trajetória profissional. Outra proposta é complementar a descrição do perfil profissional com um outro cargo: de pai, mãe ou similares.

O movimento #meufilhonocurriculo começou a ser propagado por empresas parceiras e um time de embaixadores, formado por lideranças e pessoas de influência que “desafiam” e dão o exemplo para que suas equipes e colegas façam o mesmo em um efeito cascata.

“Acreditamos que filhos e carreira são partes essenciais do que somos e que podem se desenvolver juntas. Queremos criar um ambiente de trabalho onde mães e pais se sintam acolhidos e consigam conciliar a vida profissional com o fortalecimento dos laços familiares”, afirma Kareline Bueno, líder do grupo de afinidade de gênero na Gerdau e uma das embaixadoras que apoia a campanha. Como forma de sustentar tal acolhimento, a empresa lançou recentemente, em parceria com a Filhos no Currículo, o Programa ‘Liga das Famílias’, com foco nas gestantes e seus líderes, que discute boas práticas para o momento do retorno da licença maternidade.

Como aderir à campanha:
  • Acesse #meufilhonocurrículo e baixe o “pack da campanha” presente na página
  • Escolha o selo da campanha que te representa: #meufilhonocurriculo #minhafilha.. #meu enteado… #euapoio…
  • Reposte a imagem oficial da campanha no seu perfil do LinkedIn ou Instagram
  • Marque a hashtag da campanha #meufilhonocurriculo
  • Convide sua rede a aderir à campanha e propagar a mensagem
  • Desafie na legenda alguns @’s amigos para fazer o mesmo

Artigos relacionados