Neste Dia Internacional da Mulher, a SumUp – fintech de soluções financeiras – começou um movimento que visa incentivar o empreendedorismo feminino na infância. Para isso, a empresa criou o kit “Dona do Negócio”, um brinquedo que permite transformar brinquedos como cozinha e kit de maquiagem em restaurantes e salão de beleza.
Na ação, a SumUp distribuirá para influenciadoras, funcionárias, clientes e consultoras mães, kits contendo maquininha de cartão de brinquedo, avental, plaquinha de negócio, bloquinho e caneta, para incentivar, desde cedo, as meninas a quererem ser donas dos seus próprios negócios quando crescerem.
“Infelizmente, desde a infância, as pessoas ainda são condicionadas a assumirem determinados papéis sociais, de acordo com o gênero, e os brinquedos são uma prova disso. Enquanto meninos ganham foguetes e kits de química, meninas ganham panelinha, mini cafeteira e fogãozinho. Por isso, este ano decidimos lançar essa ação de empoderamento focado nas meninas”, explica Meliza Pedroso, Head de Marketing e Comunicação da SumUp.
Para reforçar a iniciativa, a SumUp se embasou em pesquisas do Sebrae que mostram que, dentre os 27,4 milhões de empreendedores donos de negócios brasileiros, apenas 9,3 milhões são mulheres, e em estudos próprios, que apontam que a cada dez histórias de empreendedorismo, somente duas são protagonizadas pela figura feminina.
“Se analisarmos, por exemplo, as capas de revistas, jornais e palestras sobre empreendedorismo e negócios, é possível notar facilmente que a figura masculina é maioria esmagadora. Uma maneira de mudar isso é mostrar, desde cedo, que as meninas podem expandir seus horizontes e se tornarem o que quiserem, para que essa geração cresça mais justa e com mais equidade de gênero”, finaliza Meliza Pedroso.
Além da distribuição para as funcionárias e influenciadoras, a SumUp disponibilizou em seu site kits “Donas do Negócio” para quem quiser baixar e montar em casa sua própria plaquinha. Para baixar, clique aqui.