#NobelForMileva: Campanha internacional reivindica Prêmio Nobel à primeira esposa de Einstein

Movimento global é uma iniciativa em defesa do papel da mulher na ciência e tecnologia
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Print
#NobelForMileva
Imagem: divulgação

Não estranhe se, a partir de hoje, você se deparar com imagens de famosos e pessoas comuns do Brasil e do mundo, com a língua pra fora, reproduzindo a icônica foto do cientista Albert Einstein. O gesto é o principal símbolo para representar a luta por direitos iguais, que é o objetivo do movimento #NobelForMileva, uma iniciativa da ONG inglesa Inspiring Girls, com atuação no Brasil, em parceria com a agência de publicidade SunsetDDB.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, o #NobelforMileva foi criado em defesa da equidade de gênero e do reconhecimento feminino no universo da ciência e da tecnologia. Ele também é um movimento global, em sinal de protesto e justiça, para incentivar a Fundação Nobel, na Suécia, a reconhecer o trabalho e o talento de Mileva Marić, uma importante física e matemática sérvia, que foi também a primeira esposa do renomado físico Albert Einstein, que ganhou o Prêmio Nobel em 1921. Mileva foi coautora de muitas das conquistas acadêmicas do famoso cientista, incluindo a teoria da relatividade.

Uma das ações de lançamento da campanha é um vídeo, veiculado em plataformas digitais, com uma breve história de Mileva Marić e um convite para que as mulheres e todas as pessoas de qualquer identidade de gênero coloquem a língua pra fora, reproduzindo selfies, em suas redes sociais, dando um novo significado ao gesto que transformou Albert Einstein em um ícone pop e sinônimo de genialidade.

“A campanha #NobelForMileva, criada pela SunsetDDB, foi recebida como uma oportunidade incrível pela ONG Inspiring Girls para inspirar meninas a seguir e confiar nos seus sonhos. Além disso, é uma linda homenagem a Mileva e a todas as mulheres esquecidas que merecem ter reconhecimento e seu lugar na história”, diz Corinne Giely, CEO (Chief Executive Officer) da Inspiring Girls Brasil.

Além da mobilização no digital, a campanha vai estender o movimento de reconhecimento da contribuição de Mileva para a ciência mundial em outras frentes, incluindo pinturas, grafites, murais e até tatuagens do rosto da primeira mulher de Albert Einstein, feitas por artistas de diferentes partes do mundo. O movimento inclui também estátuas do busto da cientista, com a língua pra fora, que poderão ser impressas em modelo 3D para serem expostas em universidades de grande referência internacional.

Para Thiago Lacorte, Diretor de Criação da SunsetDDB, a campanha é uma oportunidade de fazer justiça para Mileva Marić. “É impressionante perceber que a maior parte das pessoas nunca ouviu falar sobre Mileva e imaginar quantas meninas deixaram de se sentir representadas neste contexto. Através de um resgate histórico, a campanha nos faz repensar a maneira como damos voz às mulheres, não apenas enquanto talentos profissionais, mas como agentes de transformação científica e tecnológica”, comenta Lacorte.

O movimento #NobelForMileva também conta com o projeto “Milevas do Futuro” para mostrar como a história Mileva Marić é inspiração para criança. No fim de março, para encerrar o mês do Dia Internacional da Mulher, será veiculado uma animação e curta metragem, com a história de três meninas apaixonadas por ciências que encontram na figura da Mileva a inspiração necessária para seguir seus sonhos.

Confira o vídeo da campanha:

Artigos relacionados