Museu da Imaginação apresenta expoxição ImaginEINSTEIN

O destaque do mês fica por conta da mostra que vai falar de física, além da programação de oficinas interativas
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Print
Imagem: divulgação
Imagem: divulgação
Novembro chega cheio de novidades no Museu da Imaginação, a partir do dia 12 estreia a exposição ImaginEINSTEIN! O universo da física, através de diversos equipamentos a exposição irá mostrar como a física está inserida em nosso cotidiano. São 15 equipamentos para interagir e descobrir os conceitos científicos em cada atração.

 

Teremos a formação do arco íris, espelhos curvos que proporcionam diferentes imagens do seu corpo, ilusões de ótica, a simulação das asas de um avião, entre outros.

 

A exposição é contextualizada pelo personagem ImaginEINSTEIN, que nasceu da intersecção do nome do museu e em homenagem ao grande cientista Albert Einstein, que teve seus estudos direcionados a relatividade e tem como objetivo a apreciação e entendimento dos temas de física tão importantes nos dias atuais e foi criada especialmente para o Museu da Imaginação.

 

Além da mostra nova, os visitantes poderão conferir a expo “Escalando o Mundo”, inspirada na história de superação e coragem do jovem com paralisia cerebral Getúlio Felipe da Silva, que escalou uma das montanhas da cadeia Dolomitas, Alpes da Itália, e escolhido como o embaixador da exposição.

 

A ideia é que os visitantes embarquem em uma viagem rumo aos 7 picos de diferentes continentes. A proposta da sala é levar as crianças a uma verdadeira imersão nas montanhas. Através de atividades lúdicas e interativas, o Museu da Imaginação apresenta diversas curiosidades desses lugares, além de falar sobre a prática do montanhismo.

 

O Museu da Imaginação também conta com mais quatro ambientes, sendo as “Estações Lúdicas” uma área de 400m² de atividades lúdicas voltadas para o livre brincar, um espaço oficina e duas exposições “Mondrian: do figurativo ao abstrato” e “Volta ao Mundo em blocos de Montar”.

 

Programação das oficinas educativas:
Dia 01.11 ao dia 07.11 – Oficina “Pião das Ilusões” (indicação livre) (sem inscrições)
O pião é um brinquedo muito antigo. Registros físicos foram encontrados desde 4000 a.C. Suas representações em pinturas antigas são de diversas regiões do mundo.

 

No Brasil, o pião chegou junto com os portugueses, no período da colonização. O material mais utilizado em sua fabricação é a madeira, sua ponteira é feita de ferro, e ele é enrolado por uma corda. Ao ser jogado, ele rodopia muitas vezes. Nos dias de hoje, temos as versões incrementadas, com materiais variados e até mesmo com leds.

 

Mas você já pensou em um pião de ilusão de ótica? Aqui no Museu da Imaginação, você aprende a fazer um pião diferente e único para se divertir.

 

Dias 13.11, 14.11 e 15.11 – Oficina “Estamparia” (indicado para maiores de 3 anos) (com inscrições)
Utilizando materiais diversos, os participantes serão convidados a explorar e investigar os resultados que os objetos lhes propõem conforme carimbados, criando desenhos e estampas diversas, repetindo padrões e desenhos. Entrando em contato com o universo da estamparia.

 

Ao final serão convidados a criarem suas matrizes de estamparia manual, explorando possibilidades e composições desta técnica.

 

Dias 20.11 e 21.11 – Oficina “Taumatrópio” (indicado para maiores de 5 anos) (com inscrições)
O Taumatrópio é um dispositivo de ilusão de ótica, que é muito apreciado pelas crianças. Surgiu por volta de 1820 e ficou muito popular na Era Vitoriana. A palavra taumatrópio vem do grego thaûma (maravilha) e tropos (virar, transformar), que significa “que se transforma em algo maravilhoso”.

 

O taumatrópio é considerado um dos protótipos para o cinema. Seu funcionamento se baseia na teoria da persistência da retina. A persistência retiniana designa a ilusão provocada pelo olho humano quando um objeto é visto pelo humano uma fração de segundo após a sua percepção.

 

Dias 27.11 e 28.11 – Oficina “Origami” (indicado para maiores de 5 anos) (com inscrições)
A arte oriental do origami consiste em fazer dobraduras de papel, produzindo pequenas esculturas.

 

A palavra “origami” advém da junção dos termos em japonês ori (dobrar) e kami (papel). Tradicionalmente, as esculturas representam elementos da natureza, como plantas e animais. Aqui no Museu da Imaginação você pode aprender a fazer vários tipos de esculturas.

 

As oficinas com inscrição acontecem em quatro horários por dia, no primeiro período uma às 10h30 e outra às 12h. Já no segundo período, uma às 14h30 e outra às 16h.

 

As inscrições são feitas no museu, com o educador aplicante da oficina, na sala onde elas serão realizadas, por ordem de chegada. Cada oficina comporta até 20 inscritos, entre crianças e adultos. É de extrema importância que crianças não entrem desacompanhadas, tendo consigo sempre um adulto responsável junto.

 

Funcionamento:
Terça a Domingo e Feriados: dois períodos de atendimento, das 09h30 às 13h e das 14h às 17h30.
Endereço: Rua Ricardo Cavatton, 251- Lapa de Baixo – SP
Telefone: (11) 2645-7590

 

Para mais informações clique aqui.

 

Artigos relacionados