Aprenda a planejar brincadeiras na educação infantil

Enquanto as crianças se divertem, elas aprendem e desenvolvem diversas habilidades
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brincadeira
Imagem: divulgação Kinedu

As brincadeiras na educação infantil são fundamentais para o aprendizado de habilidades muito importantes, como a fala, a socioafetividade, a cognição e a coordenação motora. E por conta da pandemia, muitas crianças continuam dentro de casas e com restrições de convivência com outras crianças. O que fazer nesses casos?

De acordo com a psicóloga Sofia Martinez, especializada em educação na primeira infância, o brincar não é somente um passatempo. Enquanto elas se divertem, estão aprendendo e desenvolvendo diversas habilidades. “Não é à toa que existem tantas brincadeiras na educação infantil e que o foco das escolas e creches esteja voltado para o brincar, que carrega importante função pedagógica também”, explica a especialista que é líder de conteúdo do Kinedu.

Confira as dicas do Kinedu para planejar atividades que sejam estimulantes:
Entenda como o seu bebê gosta de brincar

Quando a criança já fala, é mais fácil saber do que ela gosta de brincar. Mas o que fazer com os bebês menores? Até o primeiro ano de vida, os pequenos gostam de brincadeiras que têm interação com outras pessoas. A atividade “Cadê o bebê? Achou!” é uma das preferidas. É normal que não se interessem tanto por brinquedos nessa idade. Entretanto, se você quiser usar os brinquedos, aposte nos que são mais chamativos, como os chocalhos e outros que emitem sons.

Já as crianças maiores, com mais de um ano, adoram blocos de encaixar, instrumentos musicais, entre outros que piscam, brilham e reproduzem sons. Isso é ótimo para desenvolver novas habilidades. Uma brincadeira bem interessante para crianças de mais de dois anos é o faz de conta. Você pode oferecer um telefone de brinquedo, comidinha de mentira ou até fantasias – deixe que seu filho solte a imaginação!

Ofereça vários objetos

Crie um ambiente em que a criança possa ter acesso a vários brinquedos e objetos e liberdade para brincar à vontade. Um lugar em que possa rabiscar, desenhar e pintar, por exemplo, é ótimo para que seu filho desenvolva habilidades cognitivas e de coordenação motora fina.

A variedade de itens é interessante para que a criança explore e descubra sons, cores e texturas diferentes, trabalhando seus sentidos. Não estamos falando de coisas caras. Um simples pote bem fechado com grãos de feijão dentro se torna um item interessante e estimulante. Lembre-se de deixar esses objetos à mão do seu pequeno para estimular a independência dele.

Estimule a fala por meio da brincadeira

A fala é mais uma habilidade que pode ser desenvolvida por meio das brincadeiras na educação infantil. O “falar com brinquedos” é uma ótima atividade para isso. Nela, você incentiva a criança a falar sobre um determinado objeto. Seu filho tem um bicho de pelúcia preferido? Então, você pode usá-lo.

Pergunte ao pequeno como o objeto se chama. Depois, convide-o para incluir o brinquedo em suas atividades, como tomar um lanche. Peça para o seu filho responder perguntas simples na terceira pessoa. Por exemplo: o bichinho está com fome? O que ele quer comer? Tudo isso ajuda na linguagem e na imaginação.

Faça a brincadeira da sombra

Uma das maneiras que as crianças têm de aprender é por meio da imitação. Sendo assim, você pode fazer a brincadeira da sombra, incentivando o seu filho a imitar o que você estiver fazendo. Para trabalhar a capacidade linguística, é interessante que você descreva e nomeie as ações. Viu como, além de divertida, essa atividade ajuda em diversas áreas do desenvolvimento infantil?

Entenda a hora de dar uma pausa

Chega uma hora que os bebês se cansam das brincadeiras, principalmente quando são superestimulados. Você pode perceber isso quando, durante a atividade, seu filho fechar os olhos, chorar e virar a cabeça ou ficar muito agitado. Nesse momento, é preciso dar uma pausa de alguns minutos até que o pequeno se acalme. Depois, podem retomar o que estavam fazendo ou partir para a próxima tarefa.

Ao brincar com o seu filho, você perceberá que ele gosta de fazer as mesmas atividades várias vezes. O que para nós, adultos, é repetitivo, para as crianças é uma maneira de reforçar as conexões neurais. Isso porque, se as sinapses não foram usadas, elas são desativadas. “Ou seja, quanto mais os pequenos utilizam as conexões neurais, mais elas se firmam, e a maneira de fazer isso é repetindo os estímulos”, afirma Martinez.

Por isso, se o seu filho chamar você para fazer a mesma brincadeira pela décima vez, não estranhe e incentive.

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