Pro Matre lança curso exclusivo de preparação do parto normal para gestantes e acompanhantes

Iniciativa inédita no País contará com aulas teóricas e práticas em simulação realística ministradas por equipe multidisciplinar composta por especialistas da área de obstetrícia, anestesia, enfermagem e fisioterapia. O curso faz parte do projeto da Instituição de incentivo ao parto vaginal
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Print
Imagem: divulgação
Imagem: divulgação

Referência no cuidado integral da mulher e do neonato, o Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista inova mais uma vez ao lançar o primeiro Curso de Preparação para o Parto Normal destinado exclusivamente para as gestantes e seus acompanhantes. A iniciativa tem como objetivo orientar, preparar e acolher os participantes para que estejam seguros e tomem a melhor decisão com relação a escolha da via de parto, podendo desfrutar ao máximo deste dia tão especial, que é o nascimento de um filho.

O curso é indicado para grávidas que estejam no último trimestre de gestação e foi estruturado pelo Centro de Ensino de Desenvolvimento do Grupo Santa Joana, que conta com os hospitais e maternidades Pro Matre, Santa Joana e Santa Maria, em parceria com a equipe multiprofissional da Instituição. Ao todo são três encontros, somando dez horas, sendo dois dias de aulas teóricas presenciais e um dia de aula prática que serão ministradas e coordenadas por obstetras, anestesistas, enfermeiras obstétrica e fisioterapeutas.

“Nossa intenção é proporcionar às gestantes conhecimento sobre o parto vaginal e, para isso, projetamos a realização da aula prática dentro do nosso Centro de Simulação Realística para desmistificar a evolução do trabalho de parto normal e todo seu processo ao trazer uma vivência muito próxima da realidade”, afirma a Dra. Monica Maria Siaulys, diretora Médica do Grupo Santa Joana. “Dessa forma, reforçamos a proposta da Instituição para a geração contínua de conhecimento nas áreas de Ensino, Pesquisa e Inovação”, completa.

As atividades propostas para as aulas utilizam diferentes metodologias de aprendizagem e tecnologias educacionais. No primeiro dia, por exemplo, serão abordados temas como as fases do trabalho de parto, quando a gestante deve ir para o hospital, além do preparo do acompanhante e seu papel durante o trabalho de parto. Já no segundo encontro, os participantes terão a oportunidade de conhecer os métodos farmacológicos e não farmacológicos para o alívio da dor durante o trabalho de parto e o funcionamento da assistência multiprofissional durante todo o processo. O terceiro dia contará com a aula prática em uma sala de parto normal que conta com simuladores, como os manequins estáticos e de alta fidelidade. Neste dia, a gestante e seu acompanhante terão a oportunidade de conhecer todos os equipamentos, materiais e processos envolvidos no momento do parto e pós-parto, além de poderem testar alguns deles, como, por exemplo, bola suíça (pilates), banqueta de parto e assento ativo (cavalinho).

As inscrições para o Curso de Preparação para o Parto Normal podem ser realizadas clicando aqui.

As aulas serão realizadas no auditório do Grupo Santa Joana, localizado na Rua do Paraíso, número 595. O valor do investimento é de R$ 690,00 e cada inscrição é válida para a gestante e um acompanhante.

Artigos relacionados

Assine nossa newsletter


Siga-nos

Publicidade

Mais lidos