Este mês é marcado pela campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. O que pouca gente sabe é que não basta fazer os exames preventivos para detectar o câncer em seu estágio inicial. É necessário mudar hábitos alimentares e, muitas vezes, o estilo de vida, já que estes fatores representam um terço dos casos de câncer.
Para a nutricionista Luna Azevedo, seguir uma boa alimentação é o primeiro passo para uma vida saudável, já que vitaminas, fibras e outras substâncias presentes nos alimentos colaboram para que não aconteçam alterações celulares.
Veja os 10 alimentos indicados pela nutricionista para ajudar na prevenção do câncer:
-
Cenoura
A cenoura é um alimento eficaz na prevenção ao câncer de mama devido ao beta caroteno, que protege o DNA contra a oxidação e evita a formação de radicais livres. Outros alimentos fontes de beta carotenoides são: abóbora, mamão, laranja, pimentão, tomate, couve.
-
Brócolis
Chamado de alimento quimiopreventivo, o brócolis, é um vegetal rico em glicosinolatos – substância que após passar pelo processo de hidrólise enzimática, se transforma em sulforafano. E esta substância já provou ser um dos agentes quimiopreventivos mais potentes que agem dentro das células. Outros alimentos que contam com essa propriedade: couve, rúcula, agrião, couve-flor e mostarda.
-
Chá verde
Queridinho e super presente nos planos alimentares, o chá verde não só tem a função de acelerar o metabolismo, como a de evitar a formação de coágulos nas artérias. A bebida, que é rica em antixoxidantes, também atua na prevenção do câncer.
-
Alho e cebola
Auxiliam na eliminação de toxinas que favorecem o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o câncer. Um estudo publicado no International Journal of Cancer aponta para redução do risco de câncer de intestino e uma pesquisa divulgada pelo Epidemiology Biomarkers & Prevention relacionou o consumo dos alimentos a menor probabilidade de câncer de pâncreas.
-
Tomate
O tomate é fonte de licopeno e carotenoide que possui alto grau de proteção contra a oxidação celular. Além disso, age na oxidação do colesterol, auxilia na prevenção do câncer de próstata, estimula a secreção gástrica e depurativa do sangue. Auxilia no tratamento da pele, gota, reumatismo e prisão de ventre. O molho de tomate também é uma excelente escolha para obter nutrientes.
-
Pimenta
Adicionar a pimenta às refeições previne não só o câncer, como problemas de diabetes e coração. A capsaicina da pimenta tem atividade anti-inflamatória e analgésica, podendo ser utilizada para o tratamento de dores causadas por doenças reumáticas. O composto também tem efeito antioxidante e protetor do sistema cardiovascular.
-
Berinjela
A berinjela é antioxidante, anti-inflamatória, rica em proteínas, cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas A, C e do complexo B. É uma aliada do bom funcionamento das funções vitais e auxilia principalmente na prevenção do câncer e estimulação do sistema imunológico. Suas fibras reduzem a ação de gorduras sobre o fígado e são ideais para o bom funcionamento intestinal.
-
Semente de linhaça
O uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa do organismo e redução do ritmo de envelhecimento celular. Também apresenta funções antioxidantes e anticancerígenas e, por ser rica em ácido linolênico e ligninas, possui ação semelhante aos isoflavonóides e estrógeno, sendo importante complemento para mulheres na menopausa.
-
Quinoa
É rica em proteínas e ômegas (3 e 6), que atuam na prevenção de câncer e doenças do coração.
-
Laranja
Possui em sua composição a substância D-limoneno, que contribui para a redução do metabolismo de células cancerígenas e estimula o processo de desintoxicação do organismo, que inibe o aparecimento dessas células e auxilia na prevenção de cânceres como os de pulmão, mama e pele.