7 dicas para perder peso de forma saudável e sustentável

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Imagem: Pexels
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Perder peso está entre os desejos da grande maioria das pessoas. Mesmo assim, poucas conseguem manter o foco e a dieta. Então qual a solução para conseguir perder peso de forma saudável e para sempre?

Para Lushano Forssman, especialista em treino e nutrição do aplicativo Freeletics, é importante as pessoas compreenderem que podem ter o controle de seus corpos, sem precisar depender de dietas milagrosas que incentivam o efeito sanfona. Para isso, ela listou sete dicas para desenvolver uma maneira saudável e agradável de alcançar o corpo dos sonhos e conseguir mantê-lo.

1. Identificar motivações

Manter-se motivado é o segredo para alcançar objetivos. Por isso, o primeiro passo é descobrir os motivos para a mudança no corpo e colocá-los no papel. Desse modo, as respostas serão um incentivo nos momentos de fraqueza.

2. Aprender a desestressar sem comida 

O estresse é um dos principais motivos que levam as pessoas a comerem mal e pularem o treino, independentemente do quanto estejam comprometidas a ficar em forma. Ao invés de correr para a geladeira, a especialista sugere caminhar fazendo exercícios de respiração, ouvir a playlist favorita ou, até mesmo, enviar uma mensagem para um amigo.

Outro ponto é a importância do sono para diminuir a tensão. Um corpo que descansou bem acorda com as melhores defesas contra o ganho de peso induzido pelo estresse.

3. Comemorar as conquistas de um jeito saudável 

A recompensa também é uma forma de desestressar e muitas pessoas se recompensam com comida por alcançar um objetivo de dieta. Por isso, é preciso mudar a maneira como se olha para a comida e encontrar uma atividade que também traga bem-estar.

4. Concentrar-se na saúde, e não nas calorias 

Um dos maiores problemas com dietas da moda é que elas estimulam o pensamento de curto prazo com tarefas como contagem de calorias em cada refeição, pesagem diária, metas semanais de perda de peso, entre outras. Isso pode funcionar por um mês, mas a maioria das pessoas que faz dieta ganha o peso de volta, porque não está focada em desenvolver hábitos sustentáveis de longo prazo.

5. Colocar um ciclo positivo em movimento, de maneira lenta 

Um corpo forte e saudável não é conquistado em um dia. Muitos cometem o erro de começar com mudanças drásticas no estilo de vida e acabam se frustrando. O ideal é começar com pequenos passos para definir um ciclo de saúde positivo.

6. Fazer refeições simples 

Fazer as próprias refeições e lanches é uma das melhores maneiras de chegar a um peso saudável e mantê-lo, pois é possível controlar a qualidade e quantidade dos ingredientes, especialmente gorduras ruins, açúcar, sal, aditivos químicos e outros produtos que os alimentos comerciais tendem a ter de sobra. 

7. Manter o peso se exercitando

É possível perder alguns quilos apenas com dieta, mas é muito difícil manter um peso saudável sem se exercitar com regularidade. Isso porque ao se exercitar, a pessoa ganha músculo, e o tecido muscular queima mais calorias do que a gordura, mesmo em repouso.

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