Enquanto a quarentena não passa, os pais seguem tentando se reinventar para entreter as crianças em casa. E se houvesse uma forma de entretê-las e, ao mesmo tempo, ensinar sobre sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente?
A dica é aproveitar o tempo com os pequenos para criar brinquedos e jogos feitos com materiais recicláveis, como papelão, lacres, tampinhas, caixas de papelão e garrafas.
Os ensinamentos começam antes da brincadeira, quando os pais devem explicar a importância de separar o lixo e valorizar os recursos naturais do planeta. A família pode reservar um saquinho ou balde especialmente para os materiais que poderão ser transformados. Depois, é só fazer a busca por “DIY” ou “faça você mesmo” e digitar o material que está disponível para a criação. O Pinterest e o Youtube são excelentes fontes para ter ideias.
Para Fernanda Maluf, coordenadora do Movimento Plástico Transforma, transformar material reciclável em brinquedos e jogos é uma ótima oportunidade para que a família aborde o conceito de sustentabilidade de forma criativa e divertida.
Veja dicas de brinquedos que podem ser criados com os pequenos:
Jogo da velha: serão necessárias 10 tampinhas de garrafa que poderão ser diferenciadas com tinta ou caneta. O tabuleiro poderá ser feito com a tampa de uma caixa de sapato ou outro pedaço de papelão disponível. Para finalizar, basta desenhar as linhas com fita colorida ou caneta hidrográfica.
Bilboquê: o tradicional brinquedo que desafia a coordenação motora é uma das opções mais simples de ser feita com as crianças. Basta cortar uma garrafa de refrigerante para que fique com o formato aproximado de uma taça. Depois disso, o barbante de aproximadamente 30cm deve ser amarrado na tampinha e no bocal da garrafa.
Cofrinho: os porquinhos de garrafa PET também são fáceis de fazer e uma excelente oportunidade de ensinar as crianças a economizarem dinheiro. Basta cobrir a garrafa com EVA, fazer um corte por onde entrarão as moedinhas e criar patinhas também com EVA. Para finalizar, é só desenhar olhos na parte de cima da garrafa e o focinho na tampinha.
Quando a criança deixar de brincar, porque enjoou ou o brinquedo quebrou, é importante que seja dado o destino correto para a criação. Os pais devem lembrar de descartá-lo na coleta seletiva. E essa é mais uma oportunidade para explicar aos filhos sobre a importância de dar o encaminhamento correto aos resíduos, para que possam ser reciclados e estejam aptos a voltar para a cadeia produtiva.