Todo pai, em algum momento, se pergunta se seu filho está crescendo normalmente. Qual será a altura final? Até quantos anos ele vai crescer? São dúvidas muito frequentes. O crescimento envolve múltiplos fatores, entre eles a alimentação adequada, atividade física, sono, além de fatores genéticos e ambientais. O acompanhamento regular do crescimento é fundamental para que qualquer desvio seja diagnosticado precocemente. Quando o crescimento não é adequado para a idade e para o potencial genético da criança, uma avaliação clínica é necessária. Diversas condições podem estar associadas a distúrbios do crescimento, como doenças genéticas, problemas hormonais ou outras doenças crônicas.
Para ajudar os pais a identificarem possíveis problemas no desenvolvimento físico dos seus filhos, a Novo Nordisk lançou, no Brasil, um aplicativo para acompanhar o crescimento infantil, o Growth Journey™ (Jornada do Crescimento™). Por meio de fotos tiradas com o próprio celular, a tecnologia possibilita que os pais acompanhem todas as fases do crescimento da criança e identifiquem possíveis distúrbios precocemente. Nessa plataforma gratuita, disponível para Android e iOS, também é possível localizar médicos especialistas em crescimento por geolocalização.
“A criança ser um pouco mais alta ou mais baixa que as outras da mesma idade pode ser normal, já que a ‘estatura ideal’ pode variar bastante, inclusive em função da altura dos pais. Mas, se ao colocar a altura dele no gráfico de crescimento (aquele em que o pediatra marca a relação altura por idade), ela ficar muito baixa ou mudar de canal de crescimento, é preciso conversar com o pediatra. É possível que haja um distúrbio de crescimento que precisa ser investigado e tratado”, informa Erika Miyamoto Fortes, gerente médica de Distúrbios Endócrinos Raros da Novo Nordisk Brasil.