7 dicas para um bronzeado saudável

Dermatologista lista os principais cuidados para conquistar a cor do verão de forma segura
Facebook
WhatsApp
Pinterest
Email
Print
bronzeado saudável
Imagem: Canva

O verão chegou para a alegria dos fanáticos por altas temperaturas! É o momento ideal para recuperar o bronzeado perdido depois de tanto tempo em casa ou no escritório. Mas é preciso ter paciência para conquistar a cor ideal de forma saudável.

Para ajudar neste processo, o iMom separou algumas dicas da dermatologista Dra. Nádia Bavoso. Confira:

Atente-se ao horário:

O período de exposição deve ser apenas antes das 10h e depois das 16h para evitar riscos de câncer de pele.

Use protetor Solar:

Esse é o item indispensável para a saúde da pele. Além de ser a melhor prevenção para a vermelhidão, as manchas e o envelhecimento, ele também protege o DNA das células e minimiza as chances de câncer de pele. Se a pele ficar vermelha, significa que foi queimada além do que é saudável.

A dica é investir em fatores altos (nunca abaixo de 30) e, por cima, passar um bronzeador também com fator de proteção alto. Isso ajuda a proteger e a deixar a pele com aquele dourado bonito.

Beba muita água:

A hidratação é fundamental para manter a pele saudável, e o funcionamento adequado dos nossos mecanismos antioxidantes intra e extracelulares. Sem água, a pele resseca e potencializa o envelhecimento precoce, principalmente do rosto.

Use autobronzeadores artificiais:

o mercado está cheio de opções de loções que garantem um aspecto bronzeado super bonito. Usar esses produtos  ajuda a uniformizar e potencializar a cor do Verão. Para manter a cor bonita e homogênea, é importante hidratar o corpo diariamente e fazer uma esfoliação suave uma vez por semana. E para quem não gosta ou não pode tomar sol, é uma solução perfeita.

Importante: quem tem problema de pele, principalmente melasmas e histórico de câncer de pele na família, deve conversar com o dermatologista de confiança para entender o que pode ou não ser usado.

Faça esfoliação:

Invista em cremes hidratantes e esfoliação. Muitas pessoas acham que esfoliar a pele com ela bronzeada, pode “tirar a cor” ou descascar a pele, mas isso é um mito. A esfoliação retira as células mortas e devolve o viço natural para a pele. O indicado é fazer uma vez por semana, durante o banho e hidratar bem em seguida. E não é necessário investir em produtos, o esfoliante pode ser feito com ingredientes de cozinha.

A receita indicada pela especialista é:
– Farelo fino de aveia – 2 colheres de sopa
– Mel – 2 colheres de sopa
– Óleo de coco – 2 colheres de sopa de
– Como fazer: misture os ingredientes em um recipiente e espalhe pelo corpo, fazendo movimentos leves e circulares por 15 a 30 minutos. Em seguida, prossiga com o banho e a hidratação habituais da pele.

Importante: essa receita não deve ser usada no rosto, pois a pele é mais sensível e pede produtos especiais.

Invista na boa alimentação:

A alimentação saudável sempre reflete em uma pele bonita. Alimentos com betacaroteno e vitamina A ajudam na produção de melanina, potencializando o bronzeado. Alguns exemplos de alimentos são: beterraba, cenoura, abóbora, mamão e folhas verdes escuras, como rúcula, couve, espinafre, agrião, brócolis.

Abuse da Vitamina C:

Além de ser um excelente antioxidante, a vitamina C também protege das radiações. Aproveite o calor e invista em sucos refrescantes com mix de frutas, como morango com limão; laranja e acerola; manga e abacaxi.

“Não queira conquistar um corpo bronzeado de uma só vez, porque não é nada saudável. A pele demora até 72 horas depois da exposição solar para apresentar um novo tom. Por isso, 30 minutos por dia com frequência, já são suficientes para garantir uma cor linda”, reforça a especialista.

 

Artigos relacionados