Se você é mãe ou executiva já sabe a correria que é seu dia a dia para dar conta de tudo. Quando se soma os dois papeis fica praticamente impossível. Praticamente não. Fica impossível. E é por isso que resolvi escrever. Para dividir com você alguns perrengues e aprendizados…. E aqui vai a minha primeira dica: ACEITA QUE DÓI MENOS – Você não vai dar conta de tudo. SÉRIO!… e quer saber? Aprendi que TUDO BEM.
Todos os dias nasce um novo dia, e uma nova chance de usar os aprendizados para poder ser melhor.
E aqui vai minha segunda dica: O COMBINADO NÃO SAI CARO! Comunique-se. Peça ajuda. Se você é mãe solo, construa uma rede de apoio – fale das suas dificuldades e necessidades com eles – esqueça o julgamento. Você não está na competição para ser a melhor mãe do mundo. Você está neste mundo para ser feliz… não para ter razão. Do mesmo modo, se você é casada, fala com seu parceiro, mostre que precisa da ajuda, mostre a sua vulnerabilidade. Parece incrível, mas as pessoas às vezes acham que você é ótima em dar conta de tudo… e nem imaginam que você gostaria de ser ajudada.
O que me leva para a próxima dica: DEIXE-SE SER AJUDADA E CONFORME-SE QUE NINGUÉM VAI FAZER IGUAL A VOCÊ. Essa dica é preciosa e vai te poupar muitos sofrimentos e brigas. Deixe a sua sogra trocar a fralda, deixe a sua mãe ajudar com a papinha… você vai descobrir que seu bebê é bem menos frágil do que você imagina e que pequenos desvios de conduta são completamente aceitáveis.
Todas essas dicas valem também para seu trabalho. Converse com seu chefe e com a sua equipe, faça combinados. Explique que aquele dia você não está bem, porque o bebê teve cólica e você não dormiu. Guardar para si não ajuda. As pessoas tendem a ser mais empáticas se entendem o que você está passando.
Minha última dica é: REPITA PARA VOCÊ MESMA: VAI PASSAR, É SÓ UMA FASE. VAI FICAR TUDO BEM. Pode parecer impossível em alguns momentos, ,mas passa… e quer saber? Deixa uma mega saudade…