‘Como Contar Histórias para Crianças’ ensina a incentivar os pequenos a gostarem de leitura

Lançamento da Editora Melhoramentos mostra que para além de uma prática literária, ação que envolve o livro fortalece o vínculo entre pais e filhos
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Print
Imagem: divulgação
Imagem: divulgação

Não é raro que uma criança peça para o adulto ‘contar uma historinha’ antes de ir dormir. A prática, receita de incentivo para que o pequeno goste da leitura, vai muito além disso: é uma grande aliada para fortalecer o vínculo de pais e filhos – ou entre aqueles que são responsáveis por quem está começando a ler. É disso que trata o lançamento da Editora Melhoramentos, Como Contar Histórias para Crianças, de Silke Rose West e Joseph Sarosy.

Os autores sabem do que falam: ambos são professores de educação infantil há mais de 30 anos. Então, além do toque científico e técnico, embasado em muito estudo, os dois entenderam o que funciona na hora de escolher a forma de narrar, qual a melhor maneira de adaptar a leitura à rotina da criança e como a prática toca em pontos sensíveis, como a confiança dos pequenos nos adultos, por exemplo.

“Percebemos que, quando uma criança diz ‘me conta uma história’, ela não está pedindo uma narrativa. Está pedindo sua atenção. Esse não é um pedido simples. A confiança de uma criança é um presente precioso, e, se reconhecemos o significado por trás de suas palavras — ele quer se conectar… comigo! –, nosso coração se abre totalmente. Vemos isso como uma oportunidade. As histórias que fluem nesses momentos são às vezes muito simples, ainda assim tão íntimas e profundas que as memórias duram uma vida inteira”, ressaltam os autores na introdução do livro.

Se a contação de história – que já foi ensinada em outros livros, mas de forma muito técnica – começar a tomar este viés, o do relacionamento, ela se torna mais fácil, divertida e sutil, além de proporcionar um momento de amor e intimidade com a criança. Para tanto, os autores dão exercícios práticos e exemplos de histórias ajudam na empreitada. Ao final do livro, a sensação será de confiança ao exercitar a leitura com as crianças.

Ficha técnica
Obra: Como Contar Histórias para Crianças
Autora: Silke Rose West e Joseph Sarosy
Tradução: Sandra Pina
Número de páginas: 184
Altura e largura: 21 cm x 14 cm
ISBN: 978-65-5539-479-5
Preço sugerido: R$ 39,90

Os autores
Silke Rose West é mãe e professora do jardim de infância com mais de trinta anos de experiência. Em 1995, ela foi co-fundadora da Taos Waldorf School e, em 2015, foi pioneira com o primeiro jardim de infância florestal do norte do Novo México. Ela é conhecida por seus shows de fantoches e contação de histórias e atua como consultora, ajudando pais, professores e escolas dos Estados Unidos.

Joseph Sarosy é pai, professor e escritor freelancer. Em 2019, ele publicou A Father’s Life (Uma Vida de Pai, em tradução livre), finalista do NIEA Awards, promovido pela Associação Nacional de Educação Indígena dos Estados Unidos. Em 2018, ele criou a campanha #Greatdad para destacar grandes pais em todo o país. Seu blog, The Storytelling Loop, foi acessado por mais de 70 mil pessoas ao redor do mundo.

Artigos relacionados