Startup oferece vagas para reinserção de mães no mercado

Proposta amplia oportunidades para ingresso de mais mulheres no mercado de trabalho e aumento da renda familiar
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Imagem: Canva
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A tendência do home office antecipada pela pandemia acelerou um projeto pensado pela plataforma de design alagoana Trakto para fomentar o mercado feminino de trabalho, ajudar mães que perderam seus empregos e aquelas que precisam incrementar a renda familiar. O projeto foi acelerado por causa dos efeitos econômicos da pandemia de Covid-19 sobre as mulheres. Além disso, em 2021, Paulo Tenório, CEO da Trakto, ao observar a rotina conturbada de sua esposa durante a pandemia, entendeu que essa é a realidade de milhares de mulheres mundo afora e que aquele seria o momento ideal para implementar o Trakteiras. “Elas têm uma jornada tripla, quádrupla, e tentam conciliar as diferentes esferas da vida. Mesmo as que são donas de seus próprios negócios precisam sair de casa para trabalhar e deixar seus filhos com um cuidador. Se não há ganho suficiente para contratar essa ajuda, a mulher fica ainda mais sobrecarregada ou perde a chance de entrar no mercado de trabalho e incrementar a renda familliar”, explica Tenório.

O projeto Trakteiras consiste em oferecer apoio aos usuários a respeito das soluções gráficas da Trakto e, ao mesmo tempo, criar oportunidades de trabalho e renda para mulheres, já que o aumento do desemprego feminino, que é um dos piores legados da Covid-19, alcançou 16,45% em 2021 – um recorde em nove anos, de acordo com os dados do IBGE. Para se ter uma ideia, o indicador entre os homens foi bem menor, de 10,71%. Segundo o relatório “Global Gender Gap Report 2020”, realizado pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com o Instituto Internacional de Pesquisas (Ipsos), a dupla jornada de trabalho da mulher se estendeu durante a pandemia, sendo as mães as mulheres mais afetadas. Além disso, o retorno ao mercado também tem sido mais difícil para elas. A busca por um novo emprego tem sido mais difícil para as que ficaram fora do mercado na pandemia.

Paulo Tenório e sua equipe optaram por colaborar para a mudança dessa realidade com educação e oportunidade. A Trakto capacitou cerca de 50 mães para atuarem como assistentes de mídias sociais, produção de conteúdo e manuseio da ferramenta para atuarem junto aos clientes da Trakto. “O projeto Trakteiras é uma solução para as mães que precisam trabalhar e para os clientes que têm necessidades específicas e precisam de um suporte humanizado e personalizado da Trakto”, complementa o CEO.

Hoje, o projeto conta com 20 Trakteiras ativas, distribuídas entre 14 clientes. São mulheres advindas de vários estados brasileiros como Alagoas, São Paulo, Paraná e Pernambuco, com diferentes realidades econômicas e sociais. Desde a sua implementação, as Trakteiras já atenderam cerca de 20 clientes. Do total investido no projeto, 70% da renda obtida é destinada à remuneração das mães e apenas 30% são reservados para o custeio.

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