A foodtech NotCo, que acaba de se tornar o primeiro ‘unicórnio’ plant-based da América Latina, anunciou o lançamento do NotMilkinho. A novidade chega ao mercado para atender às necessidades de pais que buscam opções à base de plantas que entreguem sabor, textura e nutrição igual aos similares de origem animal, introduzindo desde cedo uma alimentação variada e o cuidado com o meio ambiente.
“NotMilkinho foi desenvolvido para atender aos pais que se preocupam em fazer uma lancheira equilibrada para os pequenos. É uma opção nutritiva e mais sustentável, mas também com o sabor delicioso do achocolatado que seus filhos amam”, diz Ciro Tourinho, country manager da NotCo Brasil. O novo produto tem 200mL, ideal para o paladar infantil e com o tamanho perfeito para a lancheira da escola ou do passeio com os pais.
Para o horário do lanche é um complemento à alimentação infantil, já que o NotMilkinho é fonte de cálcio de vitaminas D e B12, e ainda possui 5,6g de proteína. Sabor e valor nutricional dos produtos são pilares muito fortes para a categoria. Tão importante quanto tudo isso está a temática da sustentabilidade. “É uma maneira de introduzir um tema super pertinente dos nossos tempos, que é o cuidado com o planeta por meio de alimentos plant-based. A consciência com o meio ambiente e a atenção aos possíveis impactos da nossa alimentação devem começar na infância, e conseguimos fazer isso sem abrir mão do sabor”, conclui Tourinho .
Com sabor de chocolate, a novidade é feita de ingredientes 100% vegetais e sua produção tem um impacto ambiental muito menor, além de trazer um canudinho de papel, material biodegradável. No Brasil, a produção de NotMilk consome 92% menos água, 74% menos energia e emite 74% menos CO2 quando comparada à do leite de vaca.
NotMilkinho foi formulado por meio da tecnologia patenteada da NotCo, o algoritmo de inteligência artificial apelidado Giuseppe, o NotChef. Ele entende a estrutura molecular de alimentos de origem animal, cruza essas informações com as de vegetais cadastrados em sua base de dados e sugere uma combinação de plantas que recria aquele alimento preservando o seu paladar, textura, aroma e valor nutricional. A receita é testada e executada por chefs e cientistas.
A inteligência artificial permite que a empresa explore uma gama muito maior de combinações de ingredientes em relação ao que a indústria tradicional trabalha. Também traz uma enorme economia de tempo e recursos no desenvolvimento dos produtos.