JK. Rowling faz lançamento mundial do livro O Ickabog

Versão em português foi ilustrada por 34 crianças brasileiras
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Print
Imagem: divulgação
Imagem: divulgação

J. K. Rowling, autora de Harry Potter, lançou hoje, em todo o mundo, o livro infanto-juvenil O Ickabog. A autora escreveu a história há mais de dez anos para suas filhas e – durante o isolamento social – disponibilizou os capítulos na internet de forma gratuita, para ajudar a entreter as crianças.

As ilustrações

O diferencial do lançamento – que não faz parte do universo Harry Potter – é que a versão em português foi ilustrada por 34 crianças de diversos estados do Brasil. Os desenhos foram escolhidos por meio de um concurso de ilustrações e os vencedores receberão prêmios especiais: um exemplar do lançamento com autógrafo da autora em adesivo e 40 títulos selecionados pela Editora Rocco, sendo 20 deles para serem doados a uma escola ou biblioteca de sua escolha.

Maitê Penteado, de Ribeirão Preto (SP)

Maitê Andrade Camargo Penteado é uma das vencedoras do concurso. A menina, de 10 anos, já gostava de desenhar e tinha o hábito de ler com os pais antes de dormir. Durante o isolamento social, criou as ilustrações de acordo com as leituras dos capítulos e as orientações dos temas. “Fiquei muito feliz quando soube que minha ilustração estava entre as selecionadas, pois gosto muito dos livros da autora”, conta. Ela confessa que está ansiosa não só para receber o livro com suas ilustrações, mas para terminar de ler a história.

A história           

O Ickabog é uma fábula ambientada em uma terra imaginária, onde um monstro mítico testará a bravura de duas crianças. O reino da Cornucópia já foi o mais feliz do mundo. Tinha muito ouro, um rei com os melhores bigodes que você poderia imaginar, e açougueiros, padeiros e queijeiros cujas comidas deliciosas faziam uma pessoa dançar de prazer. Tudo parecia perfeito, mas nos pântanos enevoados ao norte, segundo a lenda, vivia o monstruoso Ickabog. Quando esse mito ganha vida própria, lançando uma sombra sobre o reino, duas crianças – os melhores amigos Bert e Daisy – embarcam em uma grande aventura para desvendar a verdade, descobrir onde está o verdadeiro monstro e trazer a esperança e a felicidade de volta para Cornucópia.

Rowling teve a ideia para O Ickabog enquanto ainda escrevia Harry Potter. Ela escreveu a maior parte do primeiro rascunho entre livros de Harry Potter, com a intenção de publicá-lo depois de Harry Potter e as Relíquias da Morte. No entanto, após o último livro de Potter, ela queria fazer uma pausa nas publicações, que acabou durando cinco anos. “Foi assim que o primeiro rascunho de O Ickabog subiu para o sótão, onde permaneceu por quase uma década. Com o tempo, passei a pensar nele como uma história que pertencia aos meus dois filhos mais novos, porque eu lia para eles à noite quando eram pequenos, o que sempre foi uma lembrança feliz da família”, contou Rowling.

O lançamento já está disponível no Brasil pelo preço sugerido de R$69,90. Para saber mais sobre a história e o concurso, acesse o site oficial em português: www.livro-ickabog.com.br.

Artigos relacionados