Já ouviu falar na síndrome da impostora?

Por Tatiana Tosi
Facebook
WhatsApp
Pinterest
Email
Print
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

Certamente você já ouviu falar na síndrome da impostora. Mas porque isso afeta tantas mulheres?

A síndrome da impostora é uma auto percepção na qual a mulher se considera menos qualificada para uma determinada função, cargo ou desempenho. Na verdade é uma crença limitante capaz de invalidar uma vida de lutas e conquistas. A pessoa sente que é uma fraude.

Isso acontece na maioria dos casos na área profissional, mas há quem sofra também em relação a maternidade e em relacionamentos afetivos, onde a mulher acha não que é boa o suficiente e tem sempre que fazer mais e melhor, assumindo mais responsabilidades para dar conta do recado e provar que é capaz.

Como identificar?

Esse hábito mental pode levar a alguns padrões de comportamento que se repetem, como se comparar com outras pessoas/colegas que supostamente fariam melhor determinada tarefa, o empenho de muita energia para manter alta performance e perfeccionismo em tudo o que faz, questionamento se você é quem deveria estar naquela posição ou até o cancelamento de trabalhos por não se sentir preparada o suficiente.

A autocobrança excessiva traz culpa e ansiedade e além das consequências emocionais, em muitos casos por não saber como lidar com essa situação o cérebro tende a manifestar essa angústia em problemas físicos como enxaqueca, distúrbios gastrointestinais, tensão ou dor muscular, entre outros.

Faça uma autoanálise e se pergunte como você anda cuidando de você mesma. Quando precisar, peça ajuda a profissionais para fazer um trabalho mais profundo sobre quem você é, quais são seus pontos fortes e pontos a serem desenvolvidos. Isso vai lhe ajudar a ter mais consciência e confiança.

Liberte-se e seja feliz!

Artigos relacionados