Sesc Digital disponibiliza gratuitamente curso sobre introdução alimentar para bebês até 2 anos

Nutricionista indica conteúdo complementar para aprofundamento dos temas abordados nas aulas
Facebook
WhatsApp
Pinterest
Email
Print
Imagem: divulgação
Imagem: divulgação

O curso “Construindo o futuro: Introdução alimentar para bebês até 2 anos”, ministrado pela nutricionista Rachel Francischi, está disponível no catálogo de atividades EAD da plataforma Sesc Digital. Gratuita e com dicas de conteúdos complementares às aulas, a atividade tem como objetivo apresentar conhecimentos fundamentais de nutrição infantil para promover crescimento, desenvolvimento e saúde, cujos reflexos são sentidos ao longo da vida do indivíduo, além de reforçar a importância da continuidade do aleitamento materno durante a introdução alimentar do bebê, propondo pequenas modificações para as crianças que tomam fórmula infantil.

O curso dividido em seis videoaulas é uma ferramenta para fortalecer pais, mães, avós, professores, educadores infantis, cuidadores e profissionais de saúde nesta fase de descobertas e inseguranças que envolvem a introdução da alimentação sólida e a nutrição das crianças de até 2 anos de idade. Pautado em estudos científicos e recomendações de órgãos oficiais nacionais e internacionais de saúde, o conteúdo é construído a partir da experiência pessoal de interação de Rachel com as famílias e de políticas públicas.

Na primeira aula, o tema abordado é “Quando o bebê começa a comer?”, em que é evidenciada a importância da nutrição nos primeiros mil dias de vida. Na aula seguinte, “O que o bebê deve comer?”, são apresentados os grupos de alimentos, a relevância da comida de verdade e da diversidade no prato, além de indicar os alimentos adequados para cada faixa etária. Já em “Como preparar a comida do bebê”, a nutricionista traz dicas de como fazer a comida do nenê, mantendo as propriedades nutricionais de cada item.

Em “Quanto a criança come? Quantas vezes ao dia?”, Rachel ajuda o participante a balizar sua expectativa sobre a quantidade e periodicidade de oferta de comida e a realidade sobre o quanto já é suficiente para o nenê. Na penúltima aula, “A hora da refeição”, a nutricionista fala sobre a importância desta ocasião para o desenvolvimento global da criança, abordando temas como prazer e alegria na hora da refeição, sentar-se à mesa, interação e vínculo com outras pessoas, por exemplo.

Para encerrar, Francischi aborda o tema “Aprendendo a comer de acordo com cada idade”, em que o aluno aprenderá se deve ou não fazer uma papa para o nenê, as diferentes texturas dos alimentos e como deve ser a consistência adequada da comida do bebê, de acordo com cada fase até os dois anos da criança.

O curso oferece uma apostila com sugestão de atividades práticas e um conjunto de cards compartilháveis com os esquemas alimentares da criança.

Serviço
EAD Construindo o futuro: Introdução alimentar para bebês até 2 anos
Conteúdo: 6 videoaulas de 15 minutos
Local: Plataforma EAD Sesc Digital
Teaser aqui

Artigos relacionados