Papel da nutrição no desenvolvimento das crianças

Nos primeiros anos de vida o cérebro dobra de tamanho, o sistema imune se forma e a criança cresce em um ritmo acelerado
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Print
Imagem: divulgação
Imagem: divulgação
Os primeiros anos de um bebê podem ser considerados como o período mais importante para o seu desenvolvimento, com mudanças que vão acompanhá-lo por toda a vida. Ter uma nutrição adequada desde o nascimento é essencial para auxiliar no crescimento e no neurodesenvolvimento.

 

O período de 0 a 3 anos é aquele em que o cérebro mais cresce, podendo dobrar de tamanho. Neste fase, também acontece o desenvolvimento das habilidades cognitivas, linguísticas e motoras, ou seja, a criança começa a entender melhor o mundo ao seu redor, se comunicar melhor com as pessoas que convive e a controlar melhor os movimentos, para então começar a falar e andar.

 

Além dos estímulos externos, a nutrição tem um papel fundamental para o desenvolvimento da criança, o que inclui a ingestão adequada de vitaminas, proteínas, gorduras, carboidratos e sais minerais.

 

Até os 2 anos de idade ou mais recomenda-se o aleitamento materno exclusivo, mas a partir do 6º mês de vida do bebê começa a ocorrer a introdução da alimentação complementar. Nesta etapa, é muito importante consultar um especialista, pois a escolha dos alimentos é crucial para o desenvolvimento da criança.

 

Apesar de aproximadamente 80% das crianças já tomarem leite de vaca com 1 ano, esta pode não ser a opção ideal para essa fase por conter alto teor de proteínas, gorduras saturadas e sódio. Além disso, o leite de vaca apresenta baixo teor de ferro e não contém gorduras do tipo poli-insaturadas (como o DHA), fundamentais também nessa faixa etária.

 

“Na impossibilidade do aleitamento materno a partir de 1 ano de idade, uma criança que recebe o leite de vaca, e não uma fórmula infantil adequada, pode ter carência de nutrientes e ingerir outros em excesso”, explica a pediatra consultora Dra Márcia Pahl. “É importante que os pais se preocupem com a composição dos produtos que oferecem aos seus filhos, bem como com as faixas etárias a que eles se destinam. Também entendam que fórmulas infantis podem ser usadas como uma estratégia para oferecer todos os nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento de crianças, dando suporte à transição para a dieta da família”, afirma.

 

Além disso, procurar ajuda profissional de um médico ou nutricionista é sempre indicado a cada mudança na alimentação dos pequenos.

 

Desenvolvida especialmente para crianças de 1 a 3 anos, chegou ao mercado a fórmula infantil de seguimento da Reckitt, Enfanutri Pro Evolut. Enfanutri contém a fórmula Pro Evolut e uma combinação exclusiva de DHA, ARA e Prebióticos que, juntos, ajudam a oferecer os nutrientes adequados para o crescimento e o desenvolvimento nesta fase da vida. Enfanutri Pro Evolut pode ser encontrada nas grandes redes de farmácia do Brasil, nos principais varejistas online e no site da própria empresa: NutriMaisVida.

Artigos relacionados