Kimberly-Clark lança no Brasil o programa “Working Mom’s”

Companhia investe em oportunidades de reinserção no mercado de trabalho após a maternidade
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Imagem: Canva
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A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal, tem como um de seus principais focos a jornada pela equidade de gênero. Por isso, a companhia, que tem investido globalmente nesse caminho por meio de programas, internos e externos, voltados à contratação e desenvolvimento de mulheres, está inaugurando a edição brasileira do programa “Working Mom’s”, que visa a contratação de mulheres que pausaram suas carreiras para se dedicar à maternidade e estão buscando recolocação no mercado de trabalho.

Realizado com sucesso durante seu primeiro ano de implementação na Argentina, Costa Rica, Chile, Peru, Bolívia e Colômbia, o programa conta com um banco de talentos exclusivo para mães que priorizaram seus filhos e se sentem prontas para voltar ao mercado de trabalho. A companhia está fazendo um mapeamento interno para identificação de oportunidades para essas mulheres. É preciso fazer o cadastro no site e, quando há uma nova posição no programa, a candidata recebe uma mensagem informando o perfil da vaga e convidando-a se inscrever. “Sabemos que a volta às atividades após a maternidade requer flexibilidade e compreensão, e para alcançarmos a equidade de gênero, apoiarmos as mulheres e mães neste momento é essencial”, comenta Felipe Balbino, diretor de recursos humanos da Kimberly-Clark no Brasil.

No Brasil, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, 54,6% das mulheres, na faixa dos 25 a 49 anos, que são mães de crianças de até três anos, estão desempregadas. Além disso, de acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, 48% das profissionais com filhos são demitidas até dois anos após a licença-maternidade. O mesmo estudo ainda aponta que até 12 meses após a licença-maternidade, 52% das mães pausam a carreira para se dedicar aos filhos.

O Banco Mundial afirma que as mulheres contribuem com 9% do PIB do planeta, apesar de mais de 740 milhões delas trabalharem na economia informal, número que reflete a importância do empoderamento feminino na sociedade atual. Por isso, as companhias têm um papel relevante na sociedade para promoção da igualdade de gênero.

A Kimberly-Clark tem investido em ações para a criação de um ambiente amigável e inclusivo para essas profissionais. “Acreditamos muito na força do programa Working Mom’s e na nossa jornada em busca de criar um ambiente mais igualitário. Vagas afirmativas são, sem dúvida, um caminho para promovermos isso e continuar evoluindo”, completa Felipe Balbino, diretor de recursos humanos da Kimberly-Clark no Brasil.

O estudo Women Matter: A Latin American Perspective, da consultoria McKinsey, aponta que após esse período de pausa, 52% das mulheres em cargos médios e altos, buscam poder dedicar mais tempo às famílias e, por isso, optam por trabalhos mais flexíveis. Nessas oportunidades oferecidas pela Kimberly-Clark para profissionais mulheres que possuem diploma universitário e experiência anterior de trabalho, as jornadas de trabalho são flexíveis, garantindo que as mães e seus filhos se adaptem à nova rotina.

Existe a possibilidade de desenvolvimento ao aprender novas tendências e formas de trabalhar. A contratação pode ser para um prazo determinado ou permanente. O programa aceita mães independente do período que ficaram fora do mercado de trabalho. O currículo pode ser cadastrado no link.

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