Cada vez mais os aparelhos estão ficando menores e demandando uma quantidade maior de energia. Com isso, a utilização de pilhas moeda vem crescendo em aparelhos que fazem parte do dia a dia da família, como controles remotos, alarmes de carro, balanças de cozinha e termômetro digital, entre outros. Porém, existe um ponto de atenção que pode representar um grande risco para crianças pequenas e bebês.
De acordo com o relatório bianual da NBIH (National Board of Industrial Hygiene – Washington), todos os anos, centenas de crianças com menos de seis anos ingerem acidentalmente pilhas moeda. Quando são engolidas e se não detectadas a tempo, essas pilhas podem reagir com a umidade do esôfago e causar queimaduras internas, podendo ocasionar consequências graves em até duas horas, em alguns casos resultando até em morte.
Com o objetivo de prevenir esse tipo de acidente, a DURACELL anunciou a pilha moeda com a tecnologia Bitrex®, a substância mais amarga do mundo, que previne a ingestão e que, pela primeira vez, é colocado em uma pilha. Trata-se de uma camada protetora aplicada na própria pilha moeda que contem cheiro forte e gosto amargo, desencorajando as crianças de efetivarem a ingestão. Essa camada na pilha não é tóxica e é totalmente inofensiva se for engolida.
Além do gosto repulsivo aplicado na própria pilha moeda, outros atributos de segurança estão presentes nas pilhas moeda DURACELL. Entre eles, embalagem com trava de segurança para que apenas adultos consigam realizar a abertura apenas utilizando tesoura ou faca, e aviso de segurança gravado na pilha e na embalagem para lembrar os pais de manter as pilhas moeda fora do alcance das crianças.
Com a iniciativa, além de sua durabilidade, a marca assume o compromisso de ajudar a proteger os pequenos e de educar os pais sobre as melhores práticas de segurança infantil na prevenção de acidentes em casa. As pilhas serão comercializadas em milhares de pontos de venda de todo o Brasil já a partir do mês de outubro, nos tamanhos CR2032, CR2025 e CR2016.