Como cuidar do melasma na gravidez

Manchas são causadas pelas alterações hormonais e exposição excessiva ao sol
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Print
melasma
Imagem: Canva

O aparecimento do melasma durante a gestação pode comprometer a beleza e a autoestima das futuras mamães. Essas manchas de tom amarronzado surgem mais comumente nas sobrancelhas, bochechas e sobre o lábio superior, mas também podem acometer outras regiões do corpo, como colo e braços.

“As grandes alterações hormonais sofridas pelo corpo da mulher durante a gestação, somados à exposição excessiva (e sem proteção!) ao sol, são as causas para o surgimento destas manchas que comprometem a saúde da pele das grávidas”, comenta dermatologista Carla Bortoloto, professora da pós-graduação em dermatologia das Faculdades BWS, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC) e da American Academy of Dermatology (AAD).

Prevenção

Para prevenir o surgimento do melasma, a médica orienta que as gestantes façam uso do fator de proteção solar mínimo de 30 e que reapliquem várias vezes ao dia. “E, como os tratamentos só podem ser realizados após a fase de amamentação, caso a futura mamãe já apresente alguma marca na pele, a dica é investir em protetor solar com cor, para que ele funcione como um ‘disfarce’ para o melasma neste primeiro momento”, comenta a dermatologista. Ela explica, ainda, que o uso do hidratante não deve ser esquecido, para evitar o ressecamento da pele.

Tratamento

Passado o período de amamentação, podem ser prescritos tratamentos de uso tópico ou oral, que tornarão a remoção das manchas mais fácil. “Os protocolos para eliminar o melasma envolvem o uso de cremes clareadores, com ativos como hidroquinona, ácido kójico e ácido azelaico, e cremes antioxidantes. Já peelings e lasers entram como coadjuvantes no tratamento”, explica Carla Bortoloto.

A especialista ressalta que, ao surgimento de qualquer mancha na pele, o dermatologista deve ser consultado, uma vez que só ele poderá fazer o correto diagnostico e prescrever o tratamento adequado.

Artigos relacionados