Boa parte das crianças quer comer as mesmas coisas todos os dias, algo que preocupa os pais, uma vez que suas necessidades nutricionais nem sempre estão sendo atendidas. Geralmente dizer a elas que algo é “bom e faz bem” não funciona e acaba sendo um dos caminhos para a rejeição.
A nutricionista Susan Bowerman, mestre em Ciência e Nutrição dos Alimentos e diretora sênior global de Educação e Treinamento em Nutrição da Herbalife Nutrition, listou para o iMom alguns alimentos saudáveis que geralmente os pequenos estão dispostos a comer:
1- Atum
Muitas crianças torcem o nariz para os peixes, mas comem salada de atum, que é uma boa fonte de ômega-3 e de proteína. Uma boa dica é misturar o atum enlatado com abacate amassado, ao invés de maionese, e servir com alguns biscoitos integrais.
2 – Smoothies
Boa parte dos pequenos não consome as quantidades de cálcio recomendadas para o desenvolvimento saudável dos ossos e outras não comem frutas suficientes. Nesses casos, os smoothies podem ajudar a preencher as duas lacunas, além de possibilitar que as crianças façam suas próprias receitas.
3 – Cenoura
Crianças e vegetais muitas vezes não têm uma relação amigável, mas as mini cenouras (cenouras baby) tornam isso possível. Crocantes e doces, elas são ricas em betacaroteno, nutriente que ajuda a manter a pele e a visão saudáveis, além de ser uma boa fonte de fibra. Também são divertidas de comer puras, mergulhadas em molhos ou acompanhadas com guacamole.
4 – Aveia
Rica em fibras e vitaminas do complexo B, a aveia é ótima para ser usada em preparos que ficam prontos em poucos minutos. Pode ser combinada com leite desnatado ou leite de soja ao invés de água para aumentar o cálcio e as proteínas. Basta adoçar um pouco e acrescentar algumas frutas em cubos, como banana ou maçã.
5 – Morangos
São ricos em vitamina C, potássio e fibras. Pode ser usada a versão fresca ou congelada em smoothies ou em iogurtes.
6 – Nozes
Em vez de batata frita, devem ser oferecidas castanhas para satisfazer o desejo das crianças por algo crocante e salgado. Opções como amêndoas, nozes ou pistache fornecem gorduras boas, proteínas e minerais benéficos, como zinco e magnésio.