Você tem medo de mudanças?

Por Tati Tosi
Facebook
WhatsApp
Pinterest
Email
Print
mudança
Imagem: Canva

No final de janeiro eu me mudei com minha família para um novo apartamento. Eu morei 34 anos na mesma casa (antes de me casar) e essa será a minha quinta mudança nesses últimos 10 anos. Ao me preparar para este novo momento, comecei a pensar sobre a importância de estarmos atentas aos diversos tipos de mudanças que acontecem, o tempo todo, em nossas vidas e de que forma lidamos com isso.

Você tem medo de mudanças ou é do tipo que está pronta para encarar qualquer desafio que te tire da zona de conforto?  Já parou para pensar como tem lidado com as mudanças ao longo da sua vida e como isso pode estar interferido nas suas decisões? Algumas mudanças são planejadas, outras nem tanto, algumas são gradativas e outras são tão abruptas que nos engolem como uma onda avassaladora. Na maioria das vezes, o que nos perturba é a perda do controle sobre a própria vida e a sensação de nos sentirmos como um “pau na enxurrada”.

Mudanças tem um papel fundamental e podem ser grandes oportunidades para o aprendizado e o desenvolvimento pessoal. Independentemente do impacto ou da grandeza, sempre pode ser vista como uma nova possibilidade, mas tudo depende da forma como enxergamos. Eu, por exemplo, confesso que mudei bastante a forma de me relacionar com as mudanças, mas isso fez parte de um processo de autoconhecimento e gerenciamento das minhas emoções.

Se você tem dificuldade para lidar com as situações novas e se sente insegura, a dica é deixar a poeira baixar antes de se desesperar ou rejeitar o novo. Com calma é mais fácil enxergar e administrar as adversidades. Decisões tomadas no calor das emoções podem gerar arrependimento e consequências indesejadas. No processo de coach, trabalhamos com esses gatilhos, que às vezes paralisam a nossa vida e nós nem entendemos o porquê.

Se algo não está saindo como o esperado, a organização é uma aliada para entender quais são as prioridades, as urgências e aquilo que pode esperar ou pode ser delegado. Fazer checklists para ter clareza de tudo o que é necessário ajuda a “esvaziar” a cabeça e traz a sensação de controle sobre a situação.

Por mais desafiadora que seja uma mudança, tente manter a calma diante das situações inesperadas. Concentre-se no momento presente para amenizar as angústias sobre um futuro, que pode ser que nem aconteça da maneira como você imagina.

A maternidade foi a maior e mais desafiadora mudança na minha vida e nem sempre eu me sinto preparada. A pandemia, por exemplo, impactou diretamente a vida, o comportamento e a rotina dos meus filhos e isso trouxe consequências que tiveram que ser administradas.

Se você está vivendo um momento de turbulência, respire fundo, peça ajuda e fique em paz!

Artigos relacionados