25 dicas de brincadeiras para garantir a diversão em família

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Pega-pega, esconde-esconde, cabra-cega, gato-mia… essas e tantas outras brincadeiras remetem à infância e provocam aquele quentinho no peito de quem nasceu antes das telinhas do celular e do streaming de vídeo. E em tempos de distanciamento social nada melhor do que resgatar essas brincadeiras e mostrar para as crianças novas possibilidades de se divertir.

De acordo com Juliana Yade, especialista em educação do Itaú Social, ao brincar as crianças aprendem sobre elas mesmas, sobre o mundo e o que está ao seu redor. Além de aprender, elas externam, a partir do universo simbólico, como elas estão se sentindo.

Para incentivar as brincadeiras, o Itaú Social desenvolveu, com apoio do CENPEC Educação, o curso on-line Brincadeira em Família, que traz 25 dicas de brincadeiras que podem ser aproveitadas por toda a família.

 

Confira algumas delas:
  • Parlendas e cantigas: Lembra da canção “Hoje é domingo, pé de cachimbo…”, pois essa é uma parlenda que faz parte da nossa tradição oral. Até mesmo os bebês que ainda não sabem falar podem acompanhar os sons. O mais importante é cantar várias vezes para que todos possam aprender e se divertir juntos. Uma forma de variar a brincadeira é chamar as crianças para fazer desenhos baseados no que as parlendas e cantigas falam.
  • Cada macaco no seu galho: Antes de começar, é preciso organizar o espaço — o que pode ser um bom motivo para envolver todos na arrumação. O “pegador” é o “Chefe dos Macacos” e os outros são os “Macaquinhos”. A brincadeira começa quando o “Chefe” diz: “Cada macaco no seu galho”. Os “Macaquinhos” deverão fugir e subir em algum móvel. Pode ser o sofá, uma cadeira, um banquinho ou qualquer móvel que não estrague ou quebre ao subirem nele. O “Chefe” precisa correr atrás dos “Macaquinhos” para tentar pegá-los antes que consigam subir nos móveis. Se não pegar nenhum, todos descem e a brincadeira recomeça. A rodada acaba quando alguém é pego e passa a ser o “Chefe”.
  • Batatinha frita: É necessário três ou mais pessoas para brincar e pode ser feita em qualquer ambiente que tenha duas paredes opostas e seja possível se movimentar de uma à outra. Uma das pessoas será o “Observador” e as outras, as “Estátuas”. O “Observador” fica de frente para uma das paredes, que chamaremos de parede de chegada. As “Estátuas” encostam-se à parede oposta — parede de largada. O objetivo de cada “Estátua” é ser a primeira a atingir a parede de chegada. Depois de todos posicionados, o “Observador” diz pausadamente: Ba-ta-ti-nha fri-ta, um, dois, três. Quando inicia a frase: Ba-ta-ti-nha…, as “Estátuas” desencostam da parede de largada e começam a se movimentar em direção à parede de chegada. Quando ele diz: … três, as “Estátuas” precisam parar no local e na posição em que estiverem. Rapidamente, o “Observador” se vira para olhar as “Estátuas”. Se alguma estiver se mexendo, mesmo que muito sutilmente, ela deve voltar para parede de largada. As outras “Estátuas” mantêm-se no lugar em que estão. Então, o “Observador” retorna à parede de chegada e recomeça: Ba-ta-ti-nha… Quem alcançar primeiro a parede de chegada, se torna o novo “Observador”.
Dicas para garantir a diversão:
  1. Escolha um horário em que as crianças não estejam cansadas ou com fome;
  2. Organize o espaço em que a brincadeira acontecerá para facilitar a circulação e garantir a segurança, mostrar a todos que diferentes ambientes da casa podem ter usos variados e chamar as crianças para a brincadeira;
  3. Use os materiais que você possui, faça as adaptações necessárias, ajuste as propostas ao que é possível na sua casa e reinvente as brincadeiras tradicionais;
  4. Em algumas atividades, os brincantes têm papéis definidos. Por exemplo, alguém precisa ser o pegador e os demais, os fugitivos. Procure revezar esses papéis, isso aumenta a autonomia das crianças e pode tornar a brincadeira mais divertida para todos. Contudo, o ideal é que o adulto comece exercendo o papel de quem comanda a brincadeira até que as crianças aprendam;
  5. As crianças gostam de repetir as brincadeiras. Então, não se preocupe em oferecer sugestões novas todos os dias. As brincadeiras podem ser repetidas enquanto estiverem interessando às crianças;
  6. As mesmas brincadeiras podem ser muito divertidas em diferentes idades. Contudo, a partir de determinada fase, a criança terá mais condições de entender as propostas, desenvolvendo-as com mais autonomia.

Para acessar todas as brincadeiras, clique aqui.

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