5 dicas para escolher a escola para 2021

Especialista destaca pontos importantes que devem ser analisados por conta da pandemia
Facebook
WhatsApp
Pinterest
Email
Print
escola na pandemia
Imagem: Canva

Escolher a escola dos filhos é um passo importante que exige pesquisa e reflexão. E por conta da pandemia, essa tarefa que já era difícil, ganhou novos itens importantes para análise.

Algumas das questões mais tradicionais não podem ficar de fora. É o caso da afinidade dos pais e responsáveis com o projeto político pedagógico da escola, qualidade do corpo docente e material didático utilizado, além da estrutura física, programas complementares (socioemocional, steam, bilíngue), e opinião de outros alunos e pais. Sem falar, também, da adequação da mensalidade ao orçamento da família.

Para Christian Coelho, especialista em gestão escolar, CEO do Grupo Rabbit, existem, ainda, alguns itens fundamentais que os pais devem se atentar e as escolas não podem negligenciar para o próximo ano letivo. Confira abaixo:

Ensino presencial e ensino híbrido

O ensino remoto foi, provavelmente, o maior desafio para as instituições de ensino em 2020 e tudo indica que veio para ficar. É certo que ele não será único e nem o principal na educação em 2021, mas constará em um formato híbrido, mesclando o virtual com presencial. Por isso, escolas que já tenham um plano para o ensino híbrido, largam na frente para serem ainda mais efetivas no processo educacional a partir do próximo ano.

Capacidade da escola trabalhar à distância

Tão importante quanto as plataformas e como a escola desenvolvem seu trabalho pedagógico, é como ela consegue atender à distância. Visitar as escolas não é a melhor opção neste momento. Portanto, dispor de um atendimento à distância, com sistemas e plataformas de apoio on-line, ou até visitas virtuais, ajudam os pais a terem mais segurança em realizar essa tarefa sem sair de casa.

Protocolos de segurança em dia

Ainda que o cenário seja promissor para 2021 com o surgimento das vacinas, os protocolos são essenciais. Estar pronto para novos problemas de maneira preventiva garantirá maior segurança.

Agilidade e clareza na comunicação

Outro grande desafio que precisou de atenção especial em 2020 pelas escolas foi a capacidade de se manter em constante comunicação com sua comunidade, responsáveis e alunos. A vida no próximo ano vai requerer estado de atenção permanente, e saber que a escola do seu filho estabelece uma relação de comunicação eficiente, garantirá a tranquilidade necessária em relação aos filhos e ao o que ocorre nas dependências (físicas e virtuais) da escola.

Projetos e ações sociais apresentados na pandemia

O momento da pandemia fez aflorar o senso social das escolas e das pessoas como um todo. O aprendizado na escola não é apenas pedagógico, mas inclui outros aspectos como o desenvolvimento da cidadania e da ética. A escola que demonstrou sensibilidade e capacidade de comunicação das suas ações, certamente está preparada para ter a sensibilidade necessária de educar o seu filho com todo o cuidado e todos os aspectos possíveis, incluindo os aspectos sociais e éticos.

Artigos relacionados