Dia da Criatividade: brincadeiras para estimular a coordenação e a imaginação das crianças

Aprenda quatro atividades divertidas utilizadas como métodos educativos
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Imagem: Canva
Imagem: Canva

Hoje é celebrado o Dia da Criatividade, aptidão de criar e inventar novas ideias e coisas. Esse adjetivo, que está totalmente ligado a imaginação, é uma característica extremamente marcante nas crianças que ainda possuem pouca influência do mundo externo e vivem o lúdico de maneira intensa.

“Nessa fase da vida, a criança está receptiva e alerta devido ao intenso desenvolvimento neural. Por isso, o brincar é, sem dúvida, a maior e melhor experiência orgânica para cuidar da sua educação integral”, aponta Luciana Araújo, educadora e neuropedagoga que trabalha há mais de dez anos com crianças na primeira infância.

Para celebrar a data, Luciana listou para o iMom quatro brincadeiras divertidas utilizadas como métodos educativos, que ajudam a estimular a coordenação motora e a criatividade dos pequenos:

VARAL DA INFÂNCIA

Para a atividade varal da infância o responsável e a criança irão precisar de papel, lápis, algodão, tinta, cordão e pegador. Juntos irão construir no papel um desenho sobre a infância, a vida, a escola ou amigos da criança e colocar os materiais que desejar – como algodão e tinta, por exemplo. Depois de pronto o desenho, a criança e o responsável devem procurar um local na casa para montar, com o cordão, um varal com os pegadores que irão segurar as artes da criança pendurada  como uma verdadeira exposição.

“Essa atividade desenvolve a coordenação motora fina das crianças por meio da utilização de materiais que exigem precisão, foco e concentração. Além disso, estimula a criatividade da criança que irá participar da sua própria criação e construção do início ao fim. Por fim, a exposição das obras irá contribuir para o desenvolvimento da autoconfiança, expressividade e do ajuste das emoções da criança”, explica Tia Lu.

NATUREZA LINDA

Para atividades de jardinagem, os responsáveis, junto a criança, podem construir recipientes decorando com criatividade e liberdade de materiais. Depois, juntos, devem adubar a terra e escolher as sementes para plantar. É uma atividade contínua em que os dois vão cultivar e nutrir diariamente, acompanhando movimento de prosperidade natural do que foi plantado. Dependendo da semente escolhida, é possível até colher e plantar novamente.

MÃOS EM AÇÃO

A argila será utilizada nessa atividade que poderá ser direcionada pelos cuidadores de forma livre ou contextualizada, trazendo um olhar pessoal e com abordagens pedagógicas dentro do que a criança está vivendo em sua realidade, como por exemplo: modelagens de animais, corpo humano, formas geométricas, casas, brinquedos, escola, amigos, família, casa, reconstrução de itens de casa, objetos decorativos, jogos, alimentos, podendo modelar também todos os elementos presentes na natureza.

“As habilidades manuais nessa fase têm uma importância especial, já que segundo o filósofo e educador Rudolf Steiner, as mãos são ‘os olhos do sistema rítmico’. Essa brincadeira, apesar de simples, promove a movimentação dos pequenos músculos das mãos, fortalecendo suas estruturas internas e externas. Além disso, ativam sinapses nervosas diferentes de forma saudável e natural na criança”, complementa.

DEDOCHES

As atividades com dedoches partem da construção de personagens e objetos que irão ajudar as crianças e os responsáveis na construção de histórias. Com materiais livres e que sejam de fácil acesso em sua casa, a confecção deve ser feita de acordo com a imaginação e criatividade de cada um, ajudando no desenvolvimento da coordenação motora fina da criança.

 

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