Com o intuito de contribuir para uma educação antirracista e levar diversidade ao público infantil, a comunicadora e mãe, Tati Sacramento, criou Os Quatro, uma animação protagonizada por quatro personagens negros.
A ideia surgiu a partir da percepção da falta de representatividade negra em desenhos para crianças até 6 anos. Convivendo com outros pais, Tati percebeu que eles tinham dificuldade de abordar questões étnicos-raciais com os filhos dessa faixa etária. “Quando resolvi incluir na rotina alguns desenhos animados dedicados à faixa etária do meu bebê, percebi que não havia referências de personagens negros. E minha preocupação foi por ele ser uma criança multirracial e não ter essa referência desde pequeno. Principalmente eu sendo mãe negra. Ele precisava ter essa referência”, explica.
Segundo a idealizadora, a intenção é que o projeto também se torne uma ferramenta de apoio para pais, educadores e cuidadores, na formação de crianças. Além de educar e entreter, o projeto pretende ensinar crianças negras a aceitarem e valorizarem a própria beleza e identidade.
Os protagonistas da animação são quatro amigos negros, dois meninos e duas meninas, com tons de pele distintos. E o desenho aborda questões relacionadas ao universo infantil como o primeiro dia na escola, o desfralde, a importância de uma alimentação saudável, o respeito à natureza e estudos, entre outras. Já para a trilha sonora foram escolhidos ritmos musicais pertencentes à cultura afro-brasileira, historicamente popularizados por artistas brancos. A idealizadora escolheu usar pagode, samba-reggae, axé, ijexá, jazz e rock como forma de valorizar as raízes negras.
Neste Dia da Consciência Negra, assista Os Quatro, disponível no Youtube.: