9 brincadeiras para entreter as crianças neste final de ano

Atividades promovem a aproximação entre pais e filhos, e ajudam no desenvolvimento infantil
Facebook
WhatsApp
Pinterest
Email
Print
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

Com a chegada do recesso de final de ano, mais uma vez os pais vão precisar se desdobrar para preencher o tempo livre das crianças. E neste momento em que os casos de infecção por covid-19 voltaram a subir, mais do que nunca, as brincadeiras terão que ser feitas em casa, evitando o contato com outras pessoas.

Para ajudar nesta tarefa, o iMom pediu dicas de brincadeiras para a Carinos, startup especializada em soluções para a primeira infância e criadora do ZapCarinos, que fornece, via Whatsapp, dicas gratuitas de como brincar com os filhos em casa. Confira:

Para bebês (9 meses até 1 ano e 6 meses)

A cabaninha
Use alguns móveis da sua casa e monte um espaço que você possa cobrir com tecido por cima e que caiba você e seu bebê embaixo. Entre na cabaninha com o bebê, leve alguns brinquedos e até lanterna (pode ser a do celular). Agora é só usar a imaginação e brincar nesse espaço diferente com seu bebê.

Vamos brincar de roda
Cantando e fazendo gestos de cantigas de roda, envolva o bebê na atividade junto à família. Convide o bebê para participar dando as mãos e faça os movimentos, gestos e expressões ao cantar e dançar. Se o bebê for menor, ele pode ficar no colo.

Vamos desenhar
Coloque carvão, giz de cera grosso ou canetinhas na caixa de papelão e convide o bebê a explorar e a deixar suas marcas. Enquanto o bebê explora do jeito dele, fale sobre as marcas que ele fez e estimule a curiosidade para que ele deixe marcas também nos outros lados, inclusive dentro. Auxilie-o se necessário.

Para crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses até 3 anos e 11 meses)

Brincando com a imaginação

Procure imagens de diferentes paisagens em fotografias, revistas e livros. Caso não tenha imagens em casa, use desenhos feitos por você. Deixe-as expostasem um local de fácil acesso da criança, como em uma parede ou no chão, e converse com a criança sobre elas. Depois que a criança observar as imagens, incentive-a a criar histórias sobre o que vê, por exemplo: “Quais brincadeiras poderíamos fazer em um lugar como este??”, “Que floresta linda! Será que mora algum animal ali?”.

Criando sons
Cantar cantigas de roda e convide a criança a acompanhar as músicas com objetos que façam barulho, como garrafinhas com grãos, colheres, latas ou tampas de panela.

Ganhar e perder
Para brincar de “O Coelho Sai da Toca”, é preciso organizar os participantes e as tocas. Você deverá desenhar no chão sempre um número a menos do que o número de participantes da brincadeira. Ao o comando “coelho sai da toca”, os participantes deverão trocar de toca. Porém, assim como na dança das cadeiras, alguém ficará de fora. Esta é uma oportunidade de explicar para a criança que em algum momento ela ficará sem uma toca, mas que na rodada seguinte ela terá a oportunidade de entrar em alguma.

Para crianças pequenas (4 anos até 5 anos e 11 meses)

Expressando emoções
Anote em pedaços de papel expressões faciais, como: feliz, triste, animado, chateado, mostrando a língua, entre outras. Leia cada papel com a criança e convide-as a desenhar a expressão no papel. Depois disso, os papéis devem ser sorteados e cada um fará uma expressão para que o outro adivinhe.

Minha família
Separe fotos diversas da família, impressas ou virtuais. Ache um lugar confortável e mostre as fotos para a criança. Convide a criança a falar sobre as pessoas da foto. Conte a história da família. Pergunte como a criança se sente ao olhar as fotos e ouvir as histórias.

O que acha
Organize um ambiente aconchegante. Separe fotos da criança em passeios, em aniversários ou na escola. Convide a criança para ver suas fotos. Pergunte se ela gostou e a incentive a falar sua opinião. Faça perguntas como “o que você gostou na foto?” ou “O que você não gostou?”.

 

Artigos relacionados