Sesc Digital disponibiliza gratuitamente curso sobre introdução alimentar para bebês até 2 anos

Nutricionista indica conteúdo complementar para aprofundamento dos temas abordados nas aulas
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Print
Imagem: divulgação
Imagem: divulgação

O curso “Construindo o futuro: Introdução alimentar para bebês até 2 anos”, ministrado pela nutricionista Rachel Francischi, está disponível no catálogo de atividades EAD da plataforma Sesc Digital. Gratuita e com dicas de conteúdos complementares às aulas, a atividade tem como objetivo apresentar conhecimentos fundamentais de nutrição infantil para promover crescimento, desenvolvimento e saúde, cujos reflexos são sentidos ao longo da vida do indivíduo, além de reforçar a importância da continuidade do aleitamento materno durante a introdução alimentar do bebê, propondo pequenas modificações para as crianças que tomam fórmula infantil.

O curso dividido em seis videoaulas é uma ferramenta para fortalecer pais, mães, avós, professores, educadores infantis, cuidadores e profissionais de saúde nesta fase de descobertas e inseguranças que envolvem a introdução da alimentação sólida e a nutrição das crianças de até 2 anos de idade. Pautado em estudos científicos e recomendações de órgãos oficiais nacionais e internacionais de saúde, o conteúdo é construído a partir da experiência pessoal de interação de Rachel com as famílias e de políticas públicas.

Na primeira aula, o tema abordado é “Quando o bebê começa a comer?”, em que é evidenciada a importância da nutrição nos primeiros mil dias de vida. Na aula seguinte, “O que o bebê deve comer?”, são apresentados os grupos de alimentos, a relevância da comida de verdade e da diversidade no prato, além de indicar os alimentos adequados para cada faixa etária. Já em “Como preparar a comida do bebê”, a nutricionista traz dicas de como fazer a comida do nenê, mantendo as propriedades nutricionais de cada item.

Em “Quanto a criança come? Quantas vezes ao dia?”, Rachel ajuda o participante a balizar sua expectativa sobre a quantidade e periodicidade de oferta de comida e a realidade sobre o quanto já é suficiente para o nenê. Na penúltima aula, “A hora da refeição”, a nutricionista fala sobre a importância desta ocasião para o desenvolvimento global da criança, abordando temas como prazer e alegria na hora da refeição, sentar-se à mesa, interação e vínculo com outras pessoas, por exemplo.

Para encerrar, Francischi aborda o tema “Aprendendo a comer de acordo com cada idade”, em que o aluno aprenderá se deve ou não fazer uma papa para o nenê, as diferentes texturas dos alimentos e como deve ser a consistência adequada da comida do bebê, de acordo com cada fase até os dois anos da criança.

O curso oferece uma apostila com sugestão de atividades práticas e um conjunto de cards compartilháveis com os esquemas alimentares da criança.

Serviço
EAD Construindo o futuro: Introdução alimentar para bebês até 2 anos
Conteúdo: 6 videoaulas de 15 minutos
Local: Plataforma EAD Sesc Digital
Teaser aqui

Artigos relacionados

Assine nossa newsletter


Siga-nos

Publicidade

Mais lidos