Pinacoteca lança PinaFamília em formato digital

Vídeos promovem conhecimento por meio de brincadeiras
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Pinacoteca
Imagem: Levi Fanan/Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, promove, a partir deste mês, o PinaFamília, agora em formato digital. Todo segundo domingo de cada mês, o Núcleo de Ação Educativa (NAE) lançará um vídeo-oficina pelas redes sociais e site do museu para que, em casa, todos possam brincar e aprender ao mesmo tempo sobre artes visuais.

O primeiro vídeo foi lançado no último domingo (11/04) e detalha a obra Legalizamos o amor, do artista mineiro Randolpho Lamonier, produzida com retalhos de tecido e bordado. O trabalho, de 2019, faz parte da série Profecias em que Lamonier apresenta seus desejos pessoais e previsões para o futuro. No vídeo, o Núcleo de Ação Educativa convida a todos a expressarem seus sonhos/perspectivas por meio de uma criação com retalhos de tecidos, barbante, caneta hidrocor, entre outros materiais bem fáceis de encontrar. E quem quiser, pode compartilhar o trabalho nas redes sociais pela #pinafazarte.

Legalizamos o amor está na exposição de longa duração do acervo da Pinacoteca e poderá ser visitada em uma das salas do segundo andar assim que as atividades presenciais voltarem a ser permitidas.

PinaCanção

Além do formato digital do PinaFamília, está disponível, no site do museu e no canal do YouTube, o espetáculo PinaCanção – uma história cantada entre pinturas. A produção faz parte da programação regular e presencial do PinaFamília.

Criado por Hélio Ziskind, diretor musical do Cocoricó, exibido na TV Cultura, PinaCanção – uma história cantada entre pinturas mostra a história de dois personagens que se encontram na Pinacoteca e, em meio às canções, descobrem juntos tons, texturas e escalas do mundo da pintura. O espetáculo, que reúne música, teatro e artes visuais tem 40 minutos.

PinaFamília

O PinaFamília é um projeto organizado pelo Núcleo de Ação Educativa (NAE), destinado a grupos familiares de todas as idades. A iniciativa marcava o segundo domingo de cada mês e, antes da pandemia, estava em operação desde 2014. A programação deve retornar presencial com as adaptações necessárias quando o museu reabrir para receber seus visitantes.

Em 2021, o Núcleo de Ação Educativa conta com o patrocínio de BB Seguros, Verde Asset, BNY Mellon e Bloomberg Philanthropies.

 

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