Dores nas costas de crianças: o que causa e como evitar?

Especialista explica que usar celulares e tablets com postura inadequada é uma das principais causas das dores
Facebook
WhatsApp
Pinterest
Email
Print
Imagem: Canva
Imagem: Canva

Dores nas costas podem ser causadas por diversos fatores — os principais são sedentarismo, queixas posturais e tensionais. Muitas pessoas pensam que dores musculares acometem apenas adultos e idosos, mas crianças também podem sofrer desse mal.

Segundo o médico do Hospital Ortopédico AACD, Dr. Alexander Rossato, especialista em coluna, a má postura somada ao uso de aparelhos eletrônicos, tais como celular, tablet, computador e videogame, tem intensificado os casos de dores nas costas do público infantil, principalmente na região lombar.

“Normalmente as crianças ficam por um período prolongado sentadas no ambiente escolar e, diferente de antigamente, quando brincavam na rua e eram mais ativas, os pequenos estão utilizando cada vez mais aparelhos eletrônicos. A postura inadequada durante essa atividade pode levar a um quadro de encurtamento muscular, principalmente dos músculos posteriores, da região do tronco, quadril e membros inferiores. Esses encurtamentos costumam causar dores”, afirma.

A principal orientação para evitar dores é estimular a prática de atividades que envolvam exercícios físicos e não ficar longos períodos com a postura curvada ao usar aparelhos eletrônicos. “Em geral, algumas sessões de fisioterapia ou uma rotina de movimentações já é o suficiente para aliviar a dor da criança. No entanto, se houver uma dor mais intensa é necessário fazer uma investigação com médico especializado para saber o motivo”, explica.

Artigos relacionados