A Galinha Pintadinha dá a volta por cima com o Circo di SóLadies| Nem SóLadies

Facebook
WhatsApp
Pinterest
Email
Print
Imagem: divulgação
Imagem: divulgação

A triste história da Galinha Pintadinha, abandonada pelo galo ao ficar doente, ganha nova versão no espetáculo Concerto em Cores, da companhia Circo di SóLadies| Nem SóLadies, que acontece nos próximos dias 19 e 20 de maio, no Sesc Vila Mariana. Na paródia proposta pelo grupo, chamada A Galinha Angolinha, a mesma não adoece, se liberta e vai viajar mundo a fora.

O grupo de palhaçaria, que completa 10 anos nos palcos brasileiros, ganhou espaço no mundo infantil investindo na desconstrução de pensamentos ultrapassados e preconceituosos com novas versões para canções conhecidas, além de composições inéditas.

Com 55 minutos de duração, Concerto em Cores é um show musical que conta a história de pessoas sem tempo, fechadas e com pensamentos encaixotados. Mas, interagindo com a plateia, essa trupe constrói um mundo mais colorido, livre, leve e brincante.

Mais duas apresentações da Companhia se destacam, dessa vez no Sesc Pompéia, nos dias 21 e 28 de Maio, a partir das 15h. Trata-se da Intervenção Des. Cantadas, fonte inspiradora do espetáculo Concerto em Cores. Com entradas interativas pelo espaço, a trupe parte de brincadeiras musicais para questionar letras de músicas e contar com o público presente para algumas adaptações espontâneas. Assim, vão se criando outras versões, algumas já incluídas no espetáculo do Sesc Vila Mariana, com arranjos da diretora musical Tetê Purezempla.

Colorindo a trajetória de 10 anos
Ao longo da pesquisa, nos processos de formação, na leitura de publicações de referência para a palhaçaria e na participação de diversos festivais pelo país, o Circo di SóLadies| Nem SóLadies se deparou, não só com as questões de gênero, mas também preconceitos de raça, idade e classe, entre outros, sendo reproduzidos na dramaturgia clássica circense.

Dessas percepções surgiu o desejo de criar uma obra que dialogasse com o público, abrindo espaço para a criação de novos paradigmas e signos, desestabilizando os papéis sociais pré-construídos, levando o tema da diversidade de maneira leve, cômica e musical, a partir da máscara da palhaçaria. A obra teve sua estreia em 2022, na cidade de São Paulo e sua criação foi financiada pelo Programa de Fomento Municipal da cidade de São Paulo, edição 2021.

“Dentre os feedbacks recebidos do público, além da animação das crianças que contagiava a plateia, tivemos comentários de pais e educadores que afirmaram que “nunca haviam percebido o preconceito existente nestas canções” e que ficaram “satisfeitos em conhecer novas versões de músicas infantis para cantarem junto com as crianças”, afirma o grupo.

“O circo é uma manifestação artística popular que revela e espelha a sociedade e, muitas vezes, acaba por reproduzir tais comportamentos que afetam diretamente as relações cotidianas, tornando as opressões veladas/reveladas e normatizadas. No caso específico de músicas infantis, é comum vermos circos de lona abrindo espaço na programação para atrações musicais e outros ‘produtos mainstream’ que também reproduzem estereótipos e preconceito”, completam.

Sobre o Circo di SóLadies| Nem SóLadies
Grupo formado Por duas mulheres cis, Kelly Lima e Verônica Mello – palhaças, atrizes, produtoras – e uma pessoa transmasculina não-binária, Tatá Oliveira – palhace, artista da cena, produtore e designer; que pesquisa formas cênicas usando o universo da comicidade e palhaçaria sob o viés feminista, questionando as estruturas sociais com camadas simbólicas e lúdicas para públicos de todas as idades.

Serviço:
Concerto em Cores
Com Circo di SóLadies| Nem SóLadies
Onde: Sesc Vila Mariana – Endereço: R. Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04012-000 – São Paulo — SP
Quando: dias 19 e 20 de maio
Horário: Sexta, às 15h; Sábado, às 18h
Duração: 55 minutos
Classificação Livre
Ingresso: R$ 25 (inteira)
Sinopse: Um show musical para contar a história de pessoas sem tempo que viviam presas em um mundo descolorido e pensamentos encaixotados. Por meio da palhaçaria e da comicidade física/musical, se desconstroem pensamentos engessados e se apresentam novas versões. Interagindo com a plateia, estabelecem um mundo mais colorido, livre, leve e brincante. Juntes, tocam mais de dez instrumentos, entre cordas, sopro e percussão.

Des. Cantadas
Onde: Sesc Pompéia: Rua Clélia,93 — Água Branca, São Paulo
Quando: dias 21 e 28 de Maio
Horário: das 15h às 17h
Classificação Livre
Grátis

Artigos relacionados